Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9700
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cornélio, Manoel Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T18:57:51Z | - |
dc.date.available | 2016-05-10T18:57:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9700 | - |
dc.description | CORNÉLIO, Manoel Lopes. A importância da educação de jovens e adultos para a escolaridade do sujeito do ensino médio. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade, da educação básica, que abre uma oportunidade, para a escolarização dos sujeitos que. São aqueles que não puderam ou tiveram acesso aos estudos na idade regular, por motivos diversos. A EJA representa uma dívida social para com os sujeitos menos favorecidos, algo que permeia a historia da educação neste país. É uma modalidade assegurada na Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9.394/96). É atribuído a ela um papel importante na estrutura educacional deste país, permitindo o acolhimento das pessoas adultas, trabalhadores e mães de famílias, dando-lhes a oportunidade de voltar a frequentar a escola e poder concluir a educação básica. Este estudo tem como objeto traçar um perfil dos sujeitos, a importância desta modalidade na vida dos mesmos e o que os trouxe de volta a escola. Mediante esta finalidade traçamos um perfil do aluno do Ensino Médio matriculado na EJA da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Pedro Augusto Porto Caminha. Cujos resultados apontam para grande riqueza étnica e o equilíbrio entre os gêneros; verificou-se a predominância de indivíduos mais jovens, entre 18 a 24 anos (63,75 %); são dados relevantes a baixa renda, entre 1 a 2 salários (75%); o início precoce na vida laboral – 66,25% antes dos 18 anos, fator decisivo no índice de reprovações. Esses alunos veem nesta modalidade a chance de recuperar o tempo e de melhor qualificar-se para o trabalho. Para essas pessoas, a EJA representa dignidade, cidadania, inclusão social e qualificação | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria José Candido Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Sujeito | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | A importância da educação de jovens e adultos para a escolaridade do sujeito do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Manoel Lopes Cornélio.pdf | PDF - Manoel Lopes Cornélio | 869.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.