Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9706
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jordão, Karina América de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T19:02:33Z | - |
dc.date.available | 2016-05-10T19:02:33Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9706 | - |
dc.description | JORDÃO, Karina América de Almeida. O currículo na educação de jovens e adultos no ensino médio: um olhar a partir da escola estadual de ensino fundamental e médio Enéas Carvalho. 2014. 35f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Minha atuação no campo da educação, enquanto educadora, acentuou a preocupação que surgiu ao perceber as dificuldades apresentadas pelos educandos que cursam a Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Enéas Carvalho, localizada em Santa Rita. A partir disso, nos motivamos em estudar as finalidades do currículo para a EJA de Ensino Médio. Este trabalho percorre o histórico da EJA no Brasil, faz uma breve análise sobre as abordagens sobre currículo, como este tem sido debatido e aplicado, considerando as necessidades da sociedade contemporânea, de forma integral, e da modalidade da EJA no Ensino Médio. Observa-se que a discussão do currículo ainda não ultrapassou o limite da retórica, superando as barreiras para chegar à escola e contribuir com a formação dos educandos da EJA, em uma perspectiva integral, preparando-os para o mundo do trabalho, bem como para prosseguir nos estudos na direção da Educação ao Longo da Vida. Assim, a partir destas discussões, balizados pelos preceitos da pesquisa qualitativa, por meio de um estudo exploratório, investigamos como vem se dando o processo de construção da EJA no Ensino Médio, na intenção de evidenciar alternativas que apontem para um repensar do trabalho da Educação de Jovens e Adultos no âmbito do Ensino Médio, assumindo um viés mais critico no contexto da educação brasileira. No entanto, a adoção de um currículo integral para turmas de EJA de Ensino Médio, que pudesse melhorar as condições e a qualidade do ensino nesta modalidade, ainda não chegaram às escolas. Nossa pesquisa evidenciou, na prática, que a escola não está preparada para receber o aluno do Ensino Médio da EJA e atender as suas demandas e necessidades de aprendizagem | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | O currículo na educação de jovens e adultos no ensino médio: um olhar a partir da escola estadual de ensino fundamental e médio Enéas Carvalho | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Karina América de Almeida Jordão.pdf | PDF - Karina América de Almeida Jordão | 1.54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.