Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/972
Título: Análise do processo de formação do assentamento Zumbi dos Palmares, Mari-PB
Autor(es): Cunha, Jeane Gonçalves da
Palavras-chave: Assentamento
Reforma agrária
Movimentos sociais
Data do documento: 5-Jul-2013
Resumo: Esta monografia tem como objetivo geral fazer uma leitura do Assentamento Zumbi dos Palmares, localizado no município de Marí-PB, a fim de analisar o desenvolvimento da organização e da produção agrícola no mesmo. Esse município, por sua vez, está inserido na microrregião de Sapé e na Mesorregião da Mata Paraibana. Para tanto, fundamentamo-nos em vários autores, tais como: Moreira e Targino (1997), Chiavenato (2004), Santos (2006), Martins (1981), Moura (1986), Corrêa (2008) e Woortmann (1990). A partir desse referencial teórico optamos por seguir a seguinte estrutura metodológica: realização de uma pesquisa bibliográfica e documental, trabalhos de campo, aplicação de questionários, análise e sistematização dos dados. Procuramos apresentar os elementos que contribuíram para a concentração fundiária no espaço agrário Paraibano e como os movimentos sociais no campo contribuem para uma nova organização social desse cenário. E neste contexto, o assentamento representa a conquista de uma realidade mais justa, do resgate e reconstrução da identidade do camponês, através do trabalho familiar e da implantação da Reforma Agrária no Brasil.
Descrição: CUNHA, J. G. da. Análise do processo de formação do assentamento Zumbi dos Palmares, Mari-PB. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/972
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeane Gonçalves da Cunha.pdfPDF - Jeane Gonçalves da Cunha1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.