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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Morais, Luiz Gustavo Bizerra de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T12:27:25Z | - |
dc.date.available | 2016-05-12T12:27:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9735 | - |
dc.description | MORAIS, Luiz Gustavo Bizerra de Lima. As políticas públicas de educação ambiental e seus reflexos nas práticas educativas da Escola Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri-PB. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola na atualidade se coloca como lugar privilegiado para o debate e formulação de novas concepções e práticas educativas, sobretudo, dado às ações e ante as problemáticas ambientais inerentes que vem ameaçando os meios de vida nas escalas diferenciais dos territórios. Tem sido relevante, nesse sentido, o papel exercido pelas políticas públicas no que diz respeito ao estímulo de práticas voltadas ao fortalecimento da Educação Ambiental no contexto escolar. Nesta perspectiva, as escolas podem fomentar espaços de diálogo e exercício de ações sustentáveis, promovendo uma dinâmica favorável para que os discentes atuem enquanto protagonistas. A pesquisa ora apresentada pautou-se nesta proposta, assim, analisa a questão na E.E.E.F.M. Jornalista José Leal Ramos, situada no município de São João do Cariri, PB, para identificar repercussões das políticas públicas de Educação Ambiental para as práticas em Educação Ambiental dos docentes deste educandário. Os procedimentos metodológicos suscitaram uma abordagem qualitativa pautando-se na observação participante. Assim, se fez uso de questionários semiestruturados para identificar as categorias de análise. A análise de conteúdo foi o caminho para a busca e posterior análise e a interpretação dos dados. A partir destes procedimentos pôde-se perceber que ações como Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente e Conferência Escolar contribuíram diretamente para as práticas docentes no contexto ora analisado. Houve um trabalho sistemático ao longo de todo o ano letivo que levou os discentes a refletirem e desenvolverem ações para melhoria das problemáticas existentes na comunidade local. Assim, os trabalhos realizados lograram êxito no tocante ao fortalecimento da Educação Ambiental no contexto escolar, fomentando discussões, ações e constituição de espaços importantes como a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - Com-Vida. Alguns desafios ainda precisam ser superados, sendo o principal deles a efetivação de uma prática contínua, imprescindível para transformar a escola num espaço educador sustentável. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marlene Macario de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas de Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Prática docente em educação ambiental | pt_BR |
dc.title | As políticas públicas de educação ambiental e seus reflexos nas práticas educativas da Escola Jornalista José Leal Ramos, São João do Cariri-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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