Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9744
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cavalcanti, Luciano Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T12:46:13Z | - |
dc.date.available | 2016-05-12T12:46:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9744 | - |
dc.description | CAVALCANTI, Luciano Ferreira. Os desafios do ensino de Geografia no Ensino Médio da Escola Estadual Adriano Feitosa. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho é um estudo que aborda as dificuldades do ensino da geografia na relação professor e aluno da Escola Estadual Adriano Feitosa localizada no município de Tavares - PB. Esse trabalho visa compreender da origem dos estudos geográficos até os dias atuais, abordando os principais problemas apontados por professor e alunos. Entendemos que a importância social da Geografia é acentuada ao saber que cada sociedade, cada formação social gera um tipo de relação, de espaço. Ao decorrer da história observa-se uma evolução no campo da geografia se comparada com a ideia inicial, onde se torna necessário o desenvolvimento do campo de pesquisa a respeito do ensino de geografia para que seja ampliada a discussão dos fenômenos relativos à geografia escolar. Nos pautamos na utilização do método fenomenológico, pois esse consiste na descrição direta da experiência interpretada e compreendida para construção do conhecimento. O estudo realizado foi do tipo exploratório/descritivo com abordagem qualitativa, que teve como instrumento de coleta de dados questionários, contendo perguntas tanto abertas como fechadas, aplicadas com professores e alunos do ensino médio. O estudo também teve o suporte de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão. Entendemos que problemas de diversas ordens continuam dificultando a prática do ensino de Geografia na escola de educação básica: precárias condições de trabalho (falta de equipamentos e recursos materiais didáticos), baixos salários, carga horária excessiva, excesso de alunos por sala, entre outros. Por isso pretendemos analisar os principais problemas no que diz respeito ao ensino da geografia no ensino médio da Escola estadual Adriano Feitosa – PB. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: José Emerson Tavares de Macêdo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Os desafios do ensino de Geografia no Ensino Médio da Escola Estadual Adriano Feitosa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - LUCIANO FERREIRA CAVALCANTI.pdf | 490.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.