Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/976
Título: Processo de reflexão na prática de ensino em geografia na formação da cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo
Autor(es): Santos, Isabela Eugênia Siqueira dos
Palavras-chave: Geografia - ensino
Estágio supervisionado
Cidadania
Data do documento: 5-Jul-2013
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo de avaliar e colaborar no processo de reflexão na prática de ensino de geografia para a formação da cidadania. Sendo assim, neste trabalho será relatada minha experiência vivenciada durante o estágio como acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Geografia acontecido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo, na cidade de Guarabira-Pb, partindo das observações e regências realizadas nas turmas do ensino médio da mesma escola. Para a realização deste TCC foi utilizado um levantamento bibliográfico tendo como finalidade um embasamento para o referencial teórico e os autores que merecem destaque são: ALVES (2009); CALLAI (2001); CARLOS (2005); LEAL (2010); VESENTINI (1992); VESENTINI (1995); envolvendo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o ensino médio (BRASIL, 2006). Com a conclusão do estágio foi possível constatar que a escola enfrenta sérios problemas como as condições desfavorecidas em sua estrutura física, o baixo salário dos professores e o desanimo dos alunos. A escola sofre para se adequar as necessidades individuais ao meio social e auxiliar para a percepção do estudante perante o mundo que o cerca. Desta forma ao fim das atividades realizadas no estágio, teremos uma melhor compreensão sobre o processo educacional na esfera escolar.
Descrição: SANTOS, I. E. S. dos. Processo de reflexão na prática de ensino em geografia na formação da cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/976
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabela Eugênia Siqueira dos Santos.pdfPDF - Isabela Eugênia Siqueira dos Santos922.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.