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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBezerra, Vamberto dos Santos-
dc.date.accessioned2016-05-12T17:36:15Z-
dc.date.available2016-05-12T17:36:15Z-
dc.date.issued2016-05-12-
dc.identifier.otherCDD 371.192-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9766-
dc.descriptionBEZERRA, Vamberto dos Santos. Educação do campo e a pedagogia da alternância: um estudo introdutório. 2014. 42f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho traz como proposta analisar, refletir e questionar a importância da Educação do Campo priorizando a Pedagogia da Alternância como meio de garantir a permanência do jovem estudante no campo, e para delimitar o estudo fizemos uma pesquisa bibliográfica. A proposição dos estudos aqui expostos, traz como foco a história da Pedagogia da Alternância desde seu surgimento na França até o seu desenvolvimento no Brasil nas comunidades do campo, observando as abordagens vivenciadas pelos moradores do campo em especial, as que desenvolvem o Programa da Pedagogia da Alternância. A pedagogia da Alternância apresenta uma ação conjunta com a escola/família buscando mecanismo que viabilize o desenvolvimento amplo do estudante do campo, de forma coletiva junto com segmentos não governamental como elemento da verdadeira aprendizagem: crítica e dialética. É uma proposta que Busca a socialização do saber, a valorização da cultura popular, bem como o diálogo para um aprofundamento científico e aprimoramento desses saberes em vista da transformação do meio. No I Capítulo abordamos: Caminhos percorridos pela Educação do Campo no Brasil busca resgatar alguns aspectos importantes como a expansão do cristianismo no país, como também, as mudanças sócio educativas que marcaram época no período dos séculos XIX e XX, tendo como base teórica Martins (2009), Cotrin (1996) fazendo uma reflexão em torno das abordagens. No II capitulo abordamos sobre Aspectos Históricos da Pedagogia da Alternância sob a visão de Ribeiro (2006), Pessotti (1978), Bachelard (1994), buscamos apresentar a origem na França e a expansão da Pedagogia da Alternância nos cinco continentes, em especial no Brasil, além de analisarmos a forma de avaliação aplicada no campo, mostrando que a Pedagogia da Alternância apresenta uma avaliação que valoriza o conhecimento prévio dos jovens do campo, também contamos com a colaboração dos seguintes estudiosos da temática: Gimonet (2007), Santori (2008), Luckesi (2003), nos orientando a respeito de um processo avaliativo nacional e sua diferenciação a educação do campopt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Germana Alves de Menezespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRelação família-escolapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.titleEducação do campo e a pedagogia da alternância: um estudo introdutóriopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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