Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bezerra, Vamberto dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T17:36:15Z | - |
dc.date.available | 2016-05-12T17:36:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.192 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9766 | - |
dc.description | BEZERRA, Vamberto dos Santos. Educação do campo e a pedagogia da alternância: um estudo introdutório. 2014. 42f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho traz como proposta analisar, refletir e questionar a importância da Educação do Campo priorizando a Pedagogia da Alternância como meio de garantir a permanência do jovem estudante no campo, e para delimitar o estudo fizemos uma pesquisa bibliográfica. A proposição dos estudos aqui expostos, traz como foco a história da Pedagogia da Alternância desde seu surgimento na França até o seu desenvolvimento no Brasil nas comunidades do campo, observando as abordagens vivenciadas pelos moradores do campo em especial, as que desenvolvem o Programa da Pedagogia da Alternância. A pedagogia da Alternância apresenta uma ação conjunta com a escola/família buscando mecanismo que viabilize o desenvolvimento amplo do estudante do campo, de forma coletiva junto com segmentos não governamental como elemento da verdadeira aprendizagem: crítica e dialética. É uma proposta que Busca a socialização do saber, a valorização da cultura popular, bem como o diálogo para um aprofundamento científico e aprimoramento desses saberes em vista da transformação do meio. No I Capítulo abordamos: Caminhos percorridos pela Educação do Campo no Brasil busca resgatar alguns aspectos importantes como a expansão do cristianismo no país, como também, as mudanças sócio educativas que marcaram época no período dos séculos XIX e XX, tendo como base teórica Martins (2009), Cotrin (1996) fazendo uma reflexão em torno das abordagens. No II capitulo abordamos sobre Aspectos Históricos da Pedagogia da Alternância sob a visão de Ribeiro (2006), Pessotti (1978), Bachelard (1994), buscamos apresentar a origem na França e a expansão da Pedagogia da Alternância nos cinco continentes, em especial no Brasil, além de analisarmos a forma de avaliação aplicada no campo, mostrando que a Pedagogia da Alternância apresenta uma avaliação que valoriza o conhecimento prévio dos jovens do campo, também contamos com a colaboração dos seguintes estudiosos da temática: Gimonet (2007), Santori (2008), Luckesi (2003), nos orientando a respeito de um processo avaliativo nacional e sua diferenciação a educação do campo | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Germana Alves de Menezes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Relação família-escola | pt_BR |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia da alternância | pt_BR |
dc.title | Educação do campo e a pedagogia da alternância: um estudo introdutório | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vamberto dos Santos Bezerra.pdf | PDF - Vamberto dos Santos Bezerra | 803.7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.