Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9780
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Lijecson Souza dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T19:17:50Z | - |
dc.date.available | 2016-05-12T19:17:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9780 | - |
dc.description | SANTOS, Lijecson Souza dos. Foucault: dificuldades encontradas pelos alunos do EJA no ensino-aprendizagem da matemática. 2014. 53f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diversas discussões vêm sendo realizadas por professores acerca das dificuldades encontradas pelos alunos do programa Educação de Jovens e Adultos - EJA no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Dessa forma, varias estratégias são elaboradas por professores de matemática com o foco de facilitar a aprendizagem dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Assim, o presente estudo tem como objetivo central investigar as dificuldades encontradas pelos alunos da comunidade vila dos pescadores de compreender os conteúdos matemáticos. A etnomatematica é a ferramenta utilizada nessa pesquisa, por ter uma visão matemática voltada para a vivencia do aluno, preocupando-se em passar a disciplina de modo que o aluno se sinta inserido e possa fazer indagações e dessas surgirem construções educacionais. Utilizamos como instrumento metodológico uma entrevista semi-estruturada. Participaram desta pesquisa 11 alunos matriculados no EJA da referida comunidade. A pesquisa de campo foi realizada em junho de 2014. Os dados demonstraram que os alunos do EJA têm uma grande dificuldade de assimilar os conteúdos matemáticos com a sua prática diária, devido à má construção feita sobre a referida disciplina. Entendemos que por ser uma turma de jovens e adultos, temos uma grande diversidade na sala de aula, buscamos assuntos que a maioria possa entender e colocar no problema matemático o seu dia a dia, fazer com os alunos pesem, como a matemática esta inserida no seu trabalho? E de que forma? Como ela pode ser compreendida? | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eduardo Gomes Onofre | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Foucault: dificuldades encontradas pelos alunos do EJA no ensino-aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lijecson Souza dos Santos.pdf | PDF - Lijecson Souza dos Santos | 621.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.