Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9781
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Osmair Melo da | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T19:24:44Z | - |
dc.date.available | 2016-05-12T19:24:44Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-12 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9781 | - |
dc.description | SILVA, Osmair Melo da. Utilizando a metodologia de resolução de problemas no ensino de funções afim: um estudo de caso na escola estadual Professor Luiz Gonzaga A. Burity em João Pessoa - PB. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na atualidade, existem várias tendências metodológicas para o ensino da matemática, as quais, dentre elas, citamos a resolução de problemas. Dentro deste contexto, nosso principal objetivo foi analisar as estratégias utilizadas por um grupo de estudantes quando o conteúdo de Função Afim é apresentado através da metodologia de resolução de problemas, e também quando for apresentado através da metodologia tradicional. Como pressupostos teóricos para a investigação, consideramos em especial as propostas de George Pólya (1985) e Van de Walle (2009), os quais tratam a resolução de problemas como uma importante e necessária tendência metodológica para o ensino da matemática. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando o estudo de caso como método e foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga A. Burity em João Pessoa – PB, com nove alunos da turma T9, com faixa etária de 15 a 16 anos, onde analisamos o comportamento dos alunos quando submetidos ao método tradicional de ensino comparando com o de resolução de problemas. Os resultados de nossa análise destacam a importância da capacidade de leitura e interpretação do enunciado das questões propostas, bem como a importância de estimular, em sala de aula, o uso e discussão dos diversos procedimentos utilizados nas resoluções obtidas pelos alunos. Tal prática, além de possibilitar a ampliação da capacidade do aluno compreender melhor aquilo que estuda, irá também ajudar para que ele se torne mais crítico e criativo. A adoção de uma prática de ensino que valorize a resolução de problemas demanda a necessidade de mudanças por parte de quem ensina, que precisará acreditar que a maneira mais produtiva de se ensinar Matemática é colocar os alunos diante de questionamentos que possam levá-los não apenas a aprender e resolver o que está posto, mas a levantar novas e interessantes questões | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Função afim | pt_BR |
dc.title | Utilizando a metodologia de resolução de problemas no ensino de funções afim: um estudo de caso na escola estadual Professor Luiz Gonzaga A. Burity em João Pessoa - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Osmair Melo da Silva.pdf | PDF - Osmair Melo da Silva | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.