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dc.contributor.authorSilva, Osmair Melo da-
dc.date.accessioned2016-05-12T19:24:44Z-
dc.date.available2016-05-12T19:24:44Z-
dc.date.issued2016-05-12-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9781-
dc.descriptionSILVA, Osmair Melo da. Utilizando a metodologia de resolução de problemas no ensino de funções afim: um estudo de caso na escola estadual Professor Luiz Gonzaga A. Burity em João Pessoa - PB. 2014. 45f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractNa atualidade, existem várias tendências metodológicas para o ensino da matemática, as quais, dentre elas, citamos a resolução de problemas. Dentro deste contexto, nosso principal objetivo foi analisar as estratégias utilizadas por um grupo de estudantes quando o conteúdo de Função Afim é apresentado através da metodologia de resolução de problemas, e também quando for apresentado através da metodologia tradicional. Como pressupostos teóricos para a investigação, consideramos em especial as propostas de George Pólya (1985) e Van de Walle (2009), os quais tratam a resolução de problemas como uma importante e necessária tendência metodológica para o ensino da matemática. A pesquisa se deu por meio de uma abordagem de cunho qualitativo, utilizando o estudo de caso como método e foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga A. Burity em João Pessoa – PB, com nove alunos da turma T9, com faixa etária de 15 a 16 anos, onde analisamos o comportamento dos alunos quando submetidos ao método tradicional de ensino comparando com o de resolução de problemas. Os resultados de nossa análise destacam a importância da capacidade de leitura e interpretação do enunciado das questões propostas, bem como a importância de estimular, em sala de aula, o uso e discussão dos diversos procedimentos utilizados nas resoluções obtidas pelos alunos. Tal prática, além de possibilitar a ampliação da capacidade do aluno compreender melhor aquilo que estuda, irá também ajudar para que ele se torne mais crítico e criativo. A adoção de uma prática de ensino que valorize a resolução de problemas demanda a necessidade de mudanças por parte de quem ensina, que precisará acreditar que a maneira mais produtiva de se ensinar Matemática é colocar os alunos diante de questionamentos que possam levá-los não apenas a aprender e resolver o que está posto, mas a levantar novas e interessantes questõespt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectFunção afimpt_BR
dc.titleUtilizando a metodologia de resolução de problemas no ensino de funções afim: um estudo de caso na escola estadual Professor Luiz Gonzaga A. Burity em João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

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