Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/979
Título: Migração e configuração do território: uma análise sobre a paisagem urbana no Município de Duas Estradas - PB
Autor(es): Silva, Gustavo Leal
Palavras-chave: Migração
Políticas públicas
Êxodo rural
Data do documento: 5-Jul-2013
Resumo: A partir da década de 1960 registrou-se um aumento considerável da população urbana no Brasil, isso ocorreu devido ao desenvolvimento da industrialização, que concentrou no Centro-Sul do país as principais atividades econômicas. Com efeito, a mobilidade de trabalhadores do campo para a cidade em busca de novas oportunidades denuncia como o lugar é vulnerável, sendo a migração um fenômeno resultante desta vulnerabilidade, criando e recriado espaços e alterando a dinâmica das áreas de repulsão. Entre o decênio 60/70, mais precisamente em 1961, foi emancipado o município de Duas Estradas, antigo Distrito de Serra da Raiz. Na década de 90, Duas Estradas apresenta uma redução acentuada de sua população devido a emancipação de seu Distrito em 1994, como também o decréscimo da eventual taxa populacional do município que vem se reduzindo a cada censo. Portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar as principais causas da migração no município de Duas Estradas, demonstrando a fragilidade da sua economia e à ausência de políticas públicas voltadas para a fixação da população do município. O levantamento de dados ocorreu de março de 2011 a agosto de 2011. Para a realização deste trabalho, foram desenvolvidas as seguintes etapas: levantamento de material bibliográfico, reconhecimento do campo, realização de entrevistas com moradores, elaboração de tabelas, gráficos e fotos. A análise dos dados demonstrou que a falta de perspectiva econômica e de políticas públicas para a fixação dos moradores de Duas Estradas fizeram com que muitos migrassem para os centros urbanos em busca de emprego e melhores condições de vida, ocasionando assim o decréscimo populacional.
Descrição: SILVA, G. L. 2011. Migração e configuração do território: uma análise sobre a paisagem urbana no Município de Duas Estradas - PB. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/979
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Leal Silva.pdfPDF - Gustavo Leal Silva2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.