Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/982
Título: A luta pela conquista e permanência na terra e a construção/consolidação dos territórios de esperança
Autor(es): França, Diego Pessoa Irineu de
Palavras-chave: Territórios de esperança
Reforma agrária
Assentamentos rurais
Data do documento: 8-Jul-2013
Resumo: O principal objetivo desse trabalho é compreender as lutas pela conquista e pela permanência na terra no Agreste/Brejo paraibano no recorte temporal de 1996 a 2010 como elementos de construção do que entendemos como “Territórios de Esperança”. Assim, o território, enquanto categoria geográfica, é fundamental para entender a reforma agrária (tanto nacional como local) enquanto embates dialéticos entre diferentes classes bem como entre capital e trabalho tendo em vista a dominação econômica, político-cultural da região estudada. O estudo está pautado na pesquisa qualitativa e empírico-analítica que busca reduzir a distância entre a teoria e a realidade. Deste modo estabelecemos algumas áreas de assentamentos que constituem nosso universo de reflexão: 1-PA. Nossa Senhora das Graças; 2-PA. Nossa Senhora do Perpetuo Socorro; 3-PA. Nossa Senhora de Fátima; 4-PA. São Domingos e 5-PA. São José, localizados no município de Bananeiras-PB, na mesorregião do Agreste e na microrregião do Brejo paraibano. Alguns procedimentos metodológicos foram traçados como: a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental junto a CPT- Guarabira-PB, pesquisa de campo e participação em eventos organizados por movimentos sociais tendo em vista ampliar a capacidade de entendimento da questão agrária. Portanto, compreendemos teórica e empiricamente que os assentamentos rurais (“Territórios de Esperança”) são construídos/conquistados pela luta para ganhar a terra e para sobreviver nela. Assim, embora apresentem problemas internos (materiais e/ou ideológicos) e sejam territórios submetidos parcialmente ao grande capital financeiro, representam sinalizações de transformação social no campo a partir do ganho da terra e, principalmente, do estabelecimento, em muitos casos, de relações sociais de trabalho e produção para além
Descrição: FRANÇA, D. P. I. de. A luta pela conquista e permanência na terra e a construção/consolidação dos territórios de esperança. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/982
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Pessoa Irineu de França parte 1.pdfDiego Pessoa Irineu de França parte 1179.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Diego Pessoa Irineu de França parte 2.pdfDiego Pessoa Irineu de França parte 23.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Diego Pessoa Irineu de França parte 3.pdfDiego Pessoa Irineu de França parte 31.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.