Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/986
Título: Geografia e política: eleições em cidades pequenas – exercício de cidadania ou instrumentalização?
Autor(es): Batista, Sueliton Barbosa
Palavras-chave: Geopolítica
Eleições
Democracia
Data do documento: 8-Jul-2013
Resumo: O presente artigo baseia-se na fundamentação teórica relacionada à política e o fenômeno do voto no Brasil. Tomando como alicerce a linha de pesquisa Geografia política, amparando-se na Geografia humana. Este trabalho aborda o problema de como se dar a dinâmica do voto em cidades pequenas do interior do nordeste com o objetivo de entender estes fenômenos e tentar propor um melhor exercício do voto não só nas cidades de interior como também em todo o Brasil, pois existem práticas que são vergonhosas e enfraquecem o processo democrático em nosso país, e que, acima de tudo, desvincula a característica de cidadania e o respeito total ao voto, que é um direito conquistado através de grandes lutas, ao longo da história da humanidade. Os procedimentos adotados na presente pesquisa foi uma intensa pesquisa de gabinete, onde foram levantadas bibliografias sobre o tema abordado com a finalidade de desenvolver o trabalho de forma mais séria possível, a pesquisa bibliográfica foi desenvolvida junto a biblioteca do campus III da UEPB, a biblioteca central de Guarabira, da biblioteca do município de Itapororoca e pesquisas retiradas da internet e outros meios de acessos possíveis por fim em gabinete realizou-se a seleção do material bibliográfico disponível sobre o tema, ressaltando a importância para o desenvolvimento do estudo sobre os eleitores das cidades pequenas do Brasil. A partir do entendimento do fenômeno estudado e observando as práticas desenvolvidas nesse sistema político pode-se entender que a vida necessitada das pessoas muitas vezes sacrifica o valor do voto construído ao longo de imensas lutas pois se tornam alvos fáceis de manipulação. Assim a sociedade deve buscar meios de se libertar de práticas políticas que ferem profundamente os princípios democráticos e o verdadeiro sentido do voto, além de prejudicar o desenvolvimento social e econômico do nosso país.
Descrição: BATISTA, S. B. Geografia e política: eleições em cidades pequenas – exercício de cidadania ou instrumentalização?. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/986
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sueliton Barbosa Batista.pdfSueliton Barbosa Batista412.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.