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dc.contributor.authorNascimento, Rosemere Dantas Barbosa-
dc.date.accessioned2016-05-25T10:59:03Z-
dc.date.available2016-05-25T10:59:03Z-
dc.date.issued2014-07-19-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9861-
dc.descriptionNASCIMENTO, Rosemere Dantas Barbosa. Desafios para a implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um estudo de caso no município de São Bento-PB. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA Educação Ambiental é uma das ferramentas existentes para a sensibilização da população de um modo geral sobre os problemas ambientais. Com ela, busca-se ampliar métodos que facilitem o processo de consciência ambiental sobre a gravidade das dificuldades de achar soluções em curto prazo para a problemática ambiental, e o meio mais viável para se conseguir esse objetivo, é o próprio âmbito escolar. É evidente a importância da escola no processo de formação, tanto social quanto ambiental, dos seus alunos. Diante do contexto surge o questionamento: que desafios os professores têm encontrado para a implantação da Educação Ambiental no âmbito escolar? Dessa forma, justifica-se a realização deste trabalho, o qual buscou realizar uma pesquisa voltada para os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Silveira Guimarães, localizada na cidade de São Bento/PB, a fim de identificar os principais desafios que os docentes enfrentam para trabalhar a temática ambiental no âmbito escolar. A pesquisa realizada foi do tipo quanti-qualitativo, através de um questionário com 12 questões aplicado aos professores da referida escola. Foram aplicados 32 questionários (quantidade de docentes da escola), sendo que apenas 18 foram respondidos e devolvidos. Os dados coletados no decorrer da pesquisa, evidenciaram que a Educação Ambiental não está inserida, de fato, no currículo da escola João Silveira Guimarães de maneira prática. Portanto, conclui-se que apesar de haver consciência por parte dos docentes, há falta de ações concretas para que a Educação Ambiental possa ser inserida no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Odilon Avelino da Cunhapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação ambiental em São Bentopt_BR
dc.titleDesafios para a implantação da educação ambiental no âmbito escolar: um estudo de caso no município de São Bento-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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