Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/988
Título: O uso dos agrotóxicos e seus efeitos nocivos para o meio ambiente e para a saúde dos agricultores do Sítio Curral Grande, Coatigereba, Folha, Ipioca e Pirpiri no Município de Itapororoca - PB
Autor(es): Oliveira, Raquel Lima de
Palavras-chave: Meio ambiente - Contaminação
Agrotóxicos
Abacaxi - cultivo
Data do documento: 8-Jul-2013
Resumo: A busca incessante de maior produtividade praticada em uma agricultura moderna dentro de um sistema capitalista inescrupuloso tem o objetivo maior em aumentar os lucros. Assim é comum a utilização de produtos químicos. A aplicação de agrotóxicos oferece perigos ambientais, a contaminação de solos agrícolas, águas superficiais e subterrâneas, alimentos e intoxicação do trabalhador rural. Com a crescente produção agrícola da cultura canavieira e do abacaxi no município de Itapororoca, o uso de agrotóxicos se intensificou.Essa pesquisa tem como objetivo geral identificar os danos causados pelo uso doas agrotóxicos através das culturas de abacaxi e cana-de-açúcar ao meio ambiente e a população do referido município, e de modo mais específico verificar quais são os agrotóxicos e fertilizantes utilizados na região de estudo, assim como fazer um levantamento dos casos de intoxicação se houver. As informações dos tipos de agrotóxicos aplicados em determinada região são importantes, pois especificam o grau de impactos ambientais, ou seja, das contaminações do ambiente e de alimentos. Outro aspecto é o caso de intoxicação pela forma incorreta de sua aplicação, efetuada pelos agricultores. Para obter tais informações foi necessário entrevistar os produtores rurais, assim como os trabalhadores. Sendo assim podemos observar que os agricultores de Itapororoca/PB estão inseridos em um modelo de produção agrícola que prejudica a saúde humana e do meio ambiente. Essa situação é agravada pela falta de assistência técnica pelos órgãos governamentais que não oferecem condições aos agricultores para manusearas técnicas mais adequadas na produção.
Descrição: OLIVEIRA, R. L. de. O uso dos agrotóxicos e seus efeitos nocivos para o meio ambiente e para a saúde dos agricultores do Sítio Curral Grande, Coatigereba, Folha, Ipioca e Pirpiri no Município de Itapororoca - PB. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/988
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Lima de Oliveira.pdfRaquel Lima de Oliveira1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.