Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/989
Título: Educação ambiental no bairro do Tribofe em Belém - PB
Autor(es): Gomes, Edicleide Cardoso Morais
Palavras-chave: Educação ambiental
Conscientização
Sensibilização
Data do documento: 8-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho ocorreu entre janeiro e novembro de 2011, com o objetivo de apresentar estratégias de sensibilização e conscientização dos moradores do Bairro do Tribofe no município de Belém/PB, em relação ao meio ambiente. A interligação entre sociedade e natureza, ocasiona problemas que estão vinculados à nossa forma de viver, problemas que se originam da necessidade que a sociedade tem de alterar o meio natural para constituir o seu espaço. É a partir dessa necessidade e carência de conscientização que surgem os desequilíbrios naturais, o desmatamento, a crescente produção de lixo, a poluição da água, do ar, do solo e a disseminação de pragas que causam doenças. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma investigação sobre a Educação Ambiental aplicada no bairro do Tribofe da cidade de Belém-PB, mostrar suas dificuldades, bem como seus aspectos positivos e sugerir soluções a partir das praticas voltadas para a Educação Ambiental no respectivo município. Tem como bases teóricas os conceitos de Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade, baseando-se nos trabalhos de Dias (1994); Pelicioni (1998); Jacobi (2003); Odum (2004); Carvalho (2004); Santos (2006) e Medina (2010) entre outros autores. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários, entrevistas e registro fotográfico. Constatou-se que os moradores do Bairro do Tribofe possuem um considerável conhecimento sobre meio ambiente, contudo estamos longe de uma conscientização eficaz, pois se tratando de meio ambiente quanto mais informação melhor conscientização pois a Educação ambiental ocorre em ações constantes em que cada individuo se conscientiza que os recursos naturais não se restauram na rapidez que são desgastados. É partindo dessa necessidade de conscientização por parte dos moradores dessa localidade que este trabalho foi elaborado.
Descrição: GOMES, E. C. M. Educação ambiental no bairro do Tribofe em Belém - PB. 2011. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/989
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edicleide Cardoso Morais Gomes parte 1.pdfEdicleide Cardoso Morais Gomes parte 12.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Edicleide Cardoso Morais Gomes parte 2.pdfEdicleide Cardoso Morais Gomes parte 262.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Edicleide Cardoso Morais Gomes parte 3.pdfEdicleide Cardoso Morais Gomes parte 32.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Edicleide Cardoso Morais Gomes parte 4.pdfEdicleide Cardoso Morais Gomes parte 46.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Edicleide Cardoso Morais Gomes parte 5.pdfEdicleide Cardoso Morais Gomes parte 53.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.