Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/991
Título: Luta pela terra: formação e implantação do assentamento Jardim, uma realidade no Município de Curral de Cima - PB
Autor(es): Caxias, Verônica da Silva
Palavras-chave: Reforma agrária
Assentamento
Luta pela terra
Data do documento: 8-Jul-2013
Resumo: A luta pela terra não é recente nem aconteceu em um lugar específico. Quando o homem deixou de ser nômade e passou a viver em uma única região ele estabeleceu seu território, passando a demarcar uma área mantendo uma relação de poder. O interesse em investigar a temática parte do princípio de que a Geografia Agrária esteve particularmente ligada aos debates envolvendo a questão dos movimentos sociais, fazendo emergir, desta forma, a curiosidade de investigar a problemática disseminada nesta área. A pesquisa tem como objetivo estudar a formação e implantação do Assentamento Jardim no município de Curral de Cima (PB). Analisar a estrutura fundiária do mesmo e identificar as atividades agrárias desenvolvidas no local, na perspectiva de destacar as suas potencialidades e limitações. Os procedimentos metodológicos consistiram na pesquisa bibliográfica e empírica. No gabinete realizou-se a triagem do material e instrumentos técnicos e bibliográficos sobre o tema e a proposta a ser apresentada. Foram trabalhados os documentos específicos do assentamento, e a realização de entrevistas semiestruturadas com os moradores do assentamento Jardim, que o facilitou a organização e sistematização dos dados. Com os dados da pesquisa foi possível estudar o histórico do assentamento, que segundo os assentados é resultado de um esforço comum, uma manifestação viva, plural da resistência do movimento e de sua capacidade de mobilização, articulação do assentamento em questão. Observamos vários benefícios que foram trazidos ao assentamento que se desenvolveram com os projetos diversos como: o crédito agrícola, avicultura, apicultura, capacitação e outros tipos de fomentos aos assentados, através do trabalho de multirão, implantação de telecentro, hortas comunitárias etc. Concluímos com a pesquisa que ainda existem grandes desafios no que diz respeito ao melhoramento da qualidade de vida dos assentados.
Descrição: CAXIAS, V. da. S. Luta pela terra: formação e implantação do assentamento Jardim, uma realidade no Município de Curral de Cima - PB. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/991
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Verônica da Silva Caxias.pdfVerônica da Silva Caxias1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.