Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/992
Título: Estudo da verticalização do Bairro Novo, em Guarabira, PB
Autor(es): Diniz, Fábio Miguel
Palavras-chave: Produção do espaço
Verticalização
Bairro Novo
Data do documento: 8-Jul-2013
Resumo: Este trabalho consiste em um artigo científico, vinculado ao curso de Licenciatura plena em Geografia, da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa desenvolvida tem como tema central a verticalização do solo do bairro Novo, Guarabira, PB, percebendo essa dinâmica como forma de reprodução do capital na cidade. Nos últimos anos , o bairro Novo, tem passado por um intenso processo de verticalização do seu solo, proporcionado por um conjunto de condições criadas a partir de novas funções econômicas, sociais e políticas que começaram a ser delineadas a partir, principalmente, do desenvolvimento da cidade que vem atraindo novos habitantes. O ordenamento da cidade e a percepção dos agentes ligados à construção civil, possibilitaram que o bairro se tornasse uma área propícia aos investimentos na sua verticalização e alvo da especulação imobiliária. Vários empreendimentos verticais foram construídos até o ano de 2010, enquanto outros estão em construção o que, ao longo dos anos, transformou a dinâmica socioespacial do bairro. Considerando que o espaço urbano é socialmente construído, produto e condição para o processo de reprodução da sociedade capitalista, essa pesquisa tem por objetivo analisar a verticalização desse bairro, considerando as relações estabelecidas entre os agentes sociais produtores do espaço urbano na produção do espaço urbano do Bairro Novo através da verticalização do seu solo, para fins de reprodução do capital. A metodologia adotada perpassa as pesquisas primárias e secundárias, compostas pela pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, com a finalidade de melhor analisar essa dinâmica no referido bairro.
Descrição: DINIZ, F. M. Estudo da verticalização do Bairro Novo, em Guarabira, PB. 2011. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/992
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Miguel Diniz.pdfFábio Miguel Diniz1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.