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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Gheyzna Hary Fernandes-
dc.date.accessioned2016-06-07T12:49:30Z-
dc.date.available2016-06-07T12:49:30Z-
dc.date.issued2016-06-07-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10000-
dc.descriptionVIEIRA, G. H. F. de. As crenças dos professores de língua portuguesa em relação ao aluno surdo. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.pt_BR
dc.description.abstractOs indivíduos Surdos durante todo processo histórico foram tratados como deficiente, "coitadinhos" e até incapazes de aprender. Esse tratamento acabou por consolidar crenças e valores sobre esses indivíduos e sobre a LIBRAS. Desse modo, o presente trabalho propõe uma análise e discussão sobre as possíveis crenças de professores graduados em Licenciatura Plena em Letras acerca dos alunos surdos. A pesquisa justifica-se como uma maneira de compreender as crenças dos professores para com os alunos surdos e o que elas refletem a respeito da criação e efetivação de uma educação de qualidade para esses alunos e que essa atenda a suas necessidades e particularidades. Mostrando ainda a importância de reformular a percepção e as crenças que se têm sobre a surdez e o indivíduo surdo. A respeito da metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa de campo – já que coletamos através de entrevista as crenças dos professores; e bibliográfica, que inclui publicações como obras, artigos acadêmicos e dissertações. No que se refere a fundamentação teórica o referido trabalho teve como base autores como Arruda (2012), Gesser (2012) e Lima (2010) dentre outros. Percebemos que as concepções que se têm podem direcionar ações e reflexões no exercício de ensinar de cada professor, nos recursos disponíveis e nos procedimentos empregados considerando que as diversas posições metodológicas e as compreensões que poderão vir a permear a prática docente do professor de Língua Portuguesa, assim como de sua formação acadêmica e também poderão ser obstáculos no processo de ensino-aprendizagem, pois se há a concepção de que os surdos são incapazes de se desenvolverem, isso acaba por comprometer negativamente o processo. E que há uma grande necessidade de se utilizar a LIBRAS na rede regular de ensino e dos problemas com os quais nos deparamos no processo de inclusão do aluno surdo nesta rede, tais como, a carência de conscientizar a sociedade de modo geral.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Marcos Rosendo de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectLIBRASpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.titleAs crenças dos professores de língua portuguesa em relação ao aluno surdopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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