Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFernandes, Francisco Jucimar Barreto-
dc.date.accessioned2016-06-07T12:49:41Z-
dc.date.available2016-06-07T12:49:41Z-
dc.date.issued2016-06-07-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10001-
dc.descriptionFERNANDES, F. J. B. O papel do bilinguismo na inclusão do aluno surdo. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho desenvolve algumas considerações e reflexões acerca da implementação das políticas educacionais para a inclusão do aluno surdo na escola. Salientamos que através da filosofia bilíngue os surdos podem incluir-se plenamente na sociedade, desenvolvendo suas habilidades como qualquer outro sujeito e, também qual a melhor forma de inseri-los nas escolas efetivando uma educação de qualidade, atendendo as suas necessidades e particularidades. Em vista disso, esse trabalho tem como objetivo mostrar a importância da educação bilíngue na inclusão do aluno surdo na escola, justifica-se por compreender que aluno Surdo tem direito a aprender à LIBRAS como uma forma legítima e democrática de inclusão social e educacional, e assim, promover sua inclusão de forma completa na sociedade. A respeito da metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, na qual inclui obras já publicadas como: livros, artigos acadêmicos e dissertações de mestrado, como os trabalhos dos seguintes autores: Karnopp & Quadros (2007), Albres (2005), Strobel (2008), Souza (2015), Goldfeld (2002), Silva(2012). A partir dessa pesquisa, foi possível constatar que a metodologia bilíngue precisa de fato ser inserida na escola regular, pois esse suporte é necessário na efetivação do ensino e aprendizagem dos surdos. A função do bilinguismo é proporcionar aos sujeitos surdos habilidades que lhe permitam compreender e comunicar-se através da Língua de Sinais, além de ter o domínio da leitura e da escrita da língua do país em que vive.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Marcos Rosendo de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleO papel do bilinguismo na inclusão do aluno surdopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Jucimar Barreto Fernandes.pdf609.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.