Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10003
Título: Uma proposta de tesauro na coordenação de memória e arquivo do IFPB
Autor(es): Magalhães, Ramon de França
Palavras-chave: Arquivologia
Análise documentária
Recuperação da informação
Tesauro
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: O desenvolvimento da representação em uma unidade informacional visa à recuperação da informação, através do uso de instrumentos e linguagem específica, que auxiliem esse trabalho lógico, desenvolvido por arquivistas e por qualquer profissional inserido em arquivos, bibliotecas ou museus. No presente trabalho, conceituamos os processos de representação da informação, análise documentária, juntos com os instrumentos que auxiliam todo o processo de recuperação da informação, tais como: tabela de temporalidade, plano de classificação e tesauro. Utilizamos em conjunto tais ferramentas no contexto de disponibilizar o acesso à informação no Arquivo da Reitoria do IFPB, o qual é conhecido como CMA (Coordenação de Memória e Arquivo), que foi nosso campo de pesquisa. Elencamos os tipos documentais mais frequentes no arquivo e fizemos uma análise desses documentos visando à representação da informação e sugerindo melhorias para o arquivo, se necessário. Analisamos, de forma qualitativa, mecanismos de auxílio à recuperação da informação, metodologicamente embasamo-nos em um estudo de caso e como método a observação participante foi de extrema relevância. Diante da dificuldade de recuperar a informação, propomos a utilização de um vocabulário controlado, um tesauro para o arquivo, mediante suas necessidades, com intuito de ajudar nesses processos de acesso à informação.
Descrição: MAGALHÃES, R. de F. Uma proposta de tesauro na coordenação de memória e arquivo do IFPB. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10003
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ramon de França Magalhães.pdfRamon de França Magalhães697.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.