Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1003
Título: A influência das políticas de turismo nas transformações socioespacias no Município de Bananeiras – PB
Autor(es): Silvestre, Sérgerson
Palavras-chave: Turismo
Políticas públicas
Município de Bananeiras
Data do documento: 9-Jul-2013
Resumo: Pode-se afirmar que o turismo representa uma atividade econômica de relevância incontestável, possibilitando, entre outras coisas, a geração de emprego e renda em diversos segmentos. Ademais, a perspectiva de desenvolvimento sustentável proposta pelo turismo tem despertado nas gestões territoriais ligadas ao poder público vários interesses e grandes desafios, bem como algumas estratégias para a elaboração de políticas públicas. Esse trabalho teve como objetivo a identificação das políticas públicas elaboradas e aplicadas no processo de construção do espaço turístico no município de Bananeiras, localizado na Microrregião do Brejo Paraibano, a 131 km da capital, João Pessoa. No decorrer desse trabalho apresentou-se o processo de formação do espaço turístico no Brejo e as peculiaridades dos seus roteiros. O estudo desse processo formou inicialmente um banco de dados a respeito das atividades turísticas desenvolvidas no município de Bananeiras, permitindo a identificação gradativa de alguns impactos provocados pelo turismo. Apontou também algumas das estratégias de fomento à cadeia produtiva associada ao turismo. A análise da realidade no município em questão encontra-se em fase inicial: trata-se de uma primeira aproximação da realidade turística estudada que servirá de subsídio para uma análise mais profunda no decorrer da pesquisa que será desenvolvida na pós-graduação. A partir daí, será possível identificar as políticas voltadas para a gestão pública do turismo, as atividades de geração de emprego e renda locais e a dinâmica imobiliária através de incentivos fiscais, bem como para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva do turismo no município de Bananeiras. Os resultados do estudo demostraram que algumas políticas públicas encontradas influenciaram no processo de transformação sócioespacial principalmente nas mudanças da funcionalidade dos espaços agregando valores a este espaço e o introduzindo no mercado como produto turístico.
Descrição: SILVESTRE, S. A influência das políticas de turismo nas transformações socioespacias no Município de Bananeiras – PB. 2011. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1003
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sérgerson Silvestre.pdfSérgerson Silvestre2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.