Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10030
Título: A influência da atividade física no estilo de vida dos idosos
Autor(es): Oliveira, Jordana do Nascimento
Palavras-chave: Atividade física
Envelhecimento
Qualidade de Vida
Saúde do Idoso
Data do documento: 21-Dez-2010
Resumo: No processo do envelhecimento, o individuo começa a ter um declínio em suas aptidões físicas e sensitivas, porém com a idade avançada quando não cuidada pode apresentar inúmeras doenças. O envelhecimento trás consigo várias alterações fisiológicas, como a progressiva atrofia muscular, fraqueza funcional, descalcificação óssea, aumento da espessura da parede de vasos, aumento do nível de gordura, diminuição da capacidade coordenativa, dentre outras. A atividade física é muito aceita pelos idosos e contribui para uma velhice tranquila e menos tensa, ajudando também na coordenação motora, circulação, sociabilização, possibilitando assim um estilo de vida mais ativo. O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil do estilo de vida dos idosos praticantes de ativi dades físicas. Diante dos resultados ficou comprovada a influência positiva da atividade física no estilo de vida dos idosos, pois, de acordo com o aspecto relacionado à atividade física, 80% dos idosos entrevistados responderam todos os itens na pontuação máxima, sendo considerados ativos, pois os aspectos do questionário onde estes são fatores modificáveis e revelaram que após praticar atividade física, foi que mudaram seus estilos de vida. O método utilizado foi análise qualitativa, sendo aplicado o questionário de Nahas “O pentáculo do bem-estar”. Assim, a atividade física é um fator que pode influenciar positivamente no estilo de vida dos idosos.
Descrição: OLIVEIRA, J. do N. A influência da atividade física no estilo de vida dos idosos. 2010. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10030
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jordana do Nascimento Oliveira.pdfPDF - Jordana do Nascimento Oliveira668.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.