Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10038
Título: Desempenho produtivo de progênies indeiscentes de Sesamum indicum L. cultivados no município de Patos – PB
Autor(es): Araújo, Maria Cídia Ferreira
Palavras-chave: Sesamum indicum L.
Melhoramentos
Genótipo
Progênies
Data do documento: 7-Abr-2016
Resumo: A obtenção de genótipos de Sesamum indicum L.(gergelim) altamente produtivos com frutos indeiscentes possibilitará um aumento da produtividade, pois a degrana de sementes a partir de capsulas deiscentes é um aspectos indesejado no cultivo dessa cultura. Portanto, objetivou- se avaliar as características agronômicas de progênies indeiscentes de gergelim do programa de melhoramento da Embrapa Algodão. O ensaio foi conduzido no campo experimental da Embrapa Algodão/Patos-PB. Os genótipos foram selecionados do Banco Ativo de Germoplasma de gergelim, com características relacionadas à indeiscência dos frutos. Ao completar o ciclo, as plantas foram avaliadas quanto as alturas das plantas e inserção do 1º fruto, número de frutos/planta, estande, início do florescimento, número de sementes/cápsula, comprimento de cápsula, produção, cor da semente e peso de mil sementes. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados, com 10 tratamentos em 4 repetições. As parcelas foram constituídas de três fileiras de 5 m espaçadas em 1,00 m entre linhas e 0,10 m entre plantas. Os dados foram analisados no programa Winstat e as médias comparadas pelo teste de Tukey. Verificou-se que as linhagens apresentaram diversidade quanto às características agronômicas, o genótipo EPI8 apesar de ser mais tardio quanto ao início do florescimento, apresentou maior produção de grãos; portanto o EPI10 apresentou-se mais precoce para o início do florescimento e menor altura de inserção do 1° fruto.
Descrição: ARAÚJO, M. C. F. Desempenho produtivo de progênies indeiscentes de Sesamum indicum L. cultivados no município de Patos – PB. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10038
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Cídia Ferreira Araújo.pdfPDF - Maria Cídia Ferreira Araújo619.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.