Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10042
Título: Intervenções não farmacológicas no controle da dor em recém-nascidos: Revisão integrativa
Autor(es): Bresqui, Karolyn Oane Araújo Medeiros
Palavras-chave: Dor
Enfermagem
Recém-nascido
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Introdução: O controle da dor em neonatologia, tem se mostrado uma terapia indispensável nos dias atuais, escalas de avaliação da dor em RN podem ser utilizadas numa tentativa de intervir de maneira adequada com intervenções não farmacológicas ou farmacológicas de acordo com o grau de dor avaliado sendo capazes de garantir a manutenção da estabilidade clínica e minimização de sequelas. Objetivo geral: Descrever as intervenções não farmacológicas no controle da dor em recém-nascidos utilizadas pelos profissionais de enfermagem. Objetivos específicos: Identificar os instrumentos utilizados para avaliação da dor no recém-nascido, relacionar quais são as alterações nos recém-nascidos capazes de serem associadas ao estímulo doloroso e detectar o nível de conhecimento dos profissionais que atuam com recém-nascidos em relação à dor. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, com coleta de dados realizada nas bases de dados LILACS e SciELO, com os seguintes descritores: recém-nascido e dor, no período de fevereiro a março de 2016. Resultados: Foi incluído nesse estudo um total de 17 artigos que tratam de assuntos relacionados ao manejo da dor no recém-nascido realizados pela enfermagem utilizando escalas de avaliação da dor em recém-nascido e as intervenções não farmacológicas no controle deste fenômeno álgico. Considerações Finais: Embora as intervenções não farmacológicas não sejam realizadas de maneira rotineira, este estudo permitiu relacionar as alterações que o recém-nascido apresenta de acordo com as escalas de avaliação da dor e mencionar quais as medidas que podem ser utilizadas para reduzir ou eliminar a dor permitindo a manutenção da homeostasia do neonato.
Descrição: BRESQUI, K. O. A. M. Intervenções não farmacológicas no controle da dor em recém-nascidos: Revisão integrativa. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10042
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karolyn Oane Araújo Medeiros Bresqui.pdfPDF - Karolyn Oane Araújo Medeiros Bresqui612.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.