Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10053
Título: Alterações posturais em estudantes de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior (IES) que utilizam bolsas
Autor(es): Chaves, Rafaela Fernandes
Palavras-chave: Coluna vertebral
Avaliação postural
Saúde escolar
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: INTRODUÇÃO: Nos dias atuais, as alterações posturais são consideradas como um sério problema de saúde pública. Estes problemas surgem na fase escolar, quando os indivíduos começam a carregar os materiais escolares de forma inadequada, gerando agravos na coluna vertebral precocemente. Considerando que as alterações posturais predispõem à condições degenerativas da coluna vertebral, torna-se necessário estabelecer mecanismo de intervenção como meio profilático. OBJETIVO: Identificar as alterações posturais em estudantes de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) que utilizam bolsas. METODOLOGIA: tratou-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e analítico, com abordagem quantitativa, com amostra do tipo não probabilística, composto por 35 estudantes. Os dados foram coletados através da aplicação de uma ficha de avaliação postural e foram analisados por meio de estatística descritiva. Foi utilizado para a construção do banco de dados, o programa IBM SPSS Statistics, versão 20.0. O estudo obteve aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da RESULTADOS: UEPB (CAAE 55478616.9.0000.5187). Foram encontradas alterações posturais nos estudantes, principalmente em relação a cabeça (65,7%) e os ombros (54,3%), que se encontravam projetadas e desnivelados respectivamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do que foi exposto, conclui-se que as alterações posturais encontradas nos estudantes avaliados são provenientes de uso inadequado de bolsas e/ou mochilas, como também das práticas posturais destes estudantes.
Descrição: CHAVES, R. F. Alterações posturais em estudantes de Fisioterapia de uma instituição de ensino superior (IES) que utilizam bolsas. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10053
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Fernandes Chaves.pdfPDF - Rafaela Fernandes Chaves669.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.