Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10056
Título: Análise da tarefa prescrita do uso do membro superior dominante durante o ciclo de atividades em trabalhadores numa linha de montagem
Autor(es): Maracajá, André Mansueto da Silveira
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Ergonomia
Lateralidade
Saúde coletiva
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: Este estudo teve por objetivo analisar a tarefa prescrita de trabalho e sua relação com o uso do membro superior dominante, em trabalhadores de uma unidade fabril na cidade de Campina Grande - PB, realizada durante o período de agosto de 2013 a julho de 2014. Nesse período, foram observadas as funções de cortador, furador e embalador em uma linha de montagem e os movimentos executados durante as atividades laborais realizadas pelos trabalhadores. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem quantitativa, amostragem não probabilística por acessibilidade e o método de procedimento observacional. Os movimentos desempenhados pelos trabalhadores foram registrados por meio de filmagem e observação in loco. Foi utilizado um cronometro para medição quantitativa do tempo de exposição do membro superior dominante durante a atividade realizada. Os resultados obtidos foram apresentados de forma descritiva e registro de figuras. Espera-se que essa pesquisa preencha lacunas que intrigam a complexidade de estudos em saúde do trabalhador com enfoque determinante na contribuição da melhoria das condições de trabalho.
Descrição: MARACAJÁ, A. M. da S. Análise da tarefa prescrita do uso do membro superior dominante durante o ciclo de atividades em trabalhadores numa linha de montagem. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10056
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Mansueto da Silveira Maracajá.pdfPDF - André Mansueto da Silveira Maracajá1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.