Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10057
Título: Conhecimento dos acadêmicos de Fisioterapia na APS e a realidade de atuação dos fisioterapeutas inseridos no NASF de Campina Grande – PB
Autor(es): Sousa, Késia Rakuel Morais de
Palavras-chave: Fisioterapia
Atenção Primária em Saúde - APS
Núcleo de Apoio à saúde da Família - NASF
Formação acadêmica
Data do documento: 3-Mai-2016
Resumo: A Atenção Primária em Saúde (APS) corresponde aos cuidados essenciais à saúde baseados em tecnologias acessíveis. No Brasil, a sua organização se dá através da Estratégia de Saúde da Família. O fisioterapeuta teve a aproximação formal com APS através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), criados em 2008 com o intuito de ampliar as ações em atenção primária. Este trabalho tem como objetivo comparar o conhecimento dos acadêmicos de Fisioterapia sobre a atuação deste profissional na Atenção Primária à Saúde com a realidade vivenciada pelos Fisioterapeutas do NASF de Campina Grande – PB. É um estudo transversal, comparativo, analítico, com abordagem quanti-qualitativa, realizado com os acadêmicos de fisioterapia do 8º e 9º períodos. Os dados foram coletados através de um questionário semiestruturado elaborado a partir do questionário utilizado por Cândido (2015) que analisava a atuação do Fisioterapeuta no NASF. Pode-se inferir a partir dos resultados obtidos que os estudantes de fisioterapia que participaram da pesquisa possuem uma visão que condiz com a realidade da atuação do fisioterapeuta na atenção primária em saúde. Foi possível observar o enfoque na promoção da saúde e prevenção, um tema que é indispensável para o modelo de atuação na saúde coletiva. Os resultados sugerem, ainda, que a Universidade tem dado o suporte e a base necessária para introduzir nos estudantes um conceito de educação em saúde que envolva os diferentes níveis de atenção, enfocando os aspectos da integralidade da assistência em saúde. A visão do fisioterapeuta sobre a prática na atenção primária em saúde tem mudado ao longo da história e, através desse estudo, pode-se deduzir que os estudantes de fisioterapia têm observado essa mudança e buscado se adequar ao novo modelo exigindo pelo SUS, reafirmando o modelo de fisioterapia coletiva.
Descrição: SOUSA, K. R. M. de. Conhecimento dos acadêmicos de Fisioterapia na APS e a realidade de atuação dos fisioterapeutas inseridos no NASF de Campina Grande – PB. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10057
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Késia Rakuel Morais de Sousa.pdfPDF - Késia Rakuel Morais de Sousa720.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.