Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10059
Título: Fisioterapia em atletas de futebol com pubalgia: Uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Márcia Nascimento da
Palavras-chave: Futebol
Lesões
Pubalgia
Fisioterapia
Data do documento: 25-Abr-2016
Resumo: Introdução: o futebol é uma modalidade esportiva que envolve repetidos movimentos de caminhar, correr, chutar e de cortes em vários momentos durante o jogo. Essas particularidades predeterminam o desenvolvimento de disfunções em membros inferiores e na pelve. Pesquisas anteriores tem evidenciado uma alta taxa de lesões associadas ao futebol. Uma das disfunções habituais em atletas de futebol de alto nível é a Pubalgia. A mesma acomete a articulação da sínfise púbica, a musculatura dos retos abdominais e os músculos adutores do quadril. Seu diagnostico geralmente caracteriza-se como um processo difícil e demorado e o tratamento é difícil. Objetivo: descrever os efeitos do tratamento da Fisioterapia em atletas de futebol acometidos pela Pubalgia através de uma revisão sistemática. Métodos: realizou-se uma busca de artigos nas bases de dados Scielo, PubMed, LILACS, MEDLINE, Cochrane, Science Direct e BIREME através dos seguintes descritores: sports hérnia, Physical Therapy and pubalgia, pubalgia AND futebol, em inglês e em português. Pubalgia, púbis, futebol, soccer também foram utilizados para busca de artigos. Resultados: foram encontrados 1835 artigos em português, ao final apenas dois artigos foram elegíveis para o estudo. Discussão: a presente revisão encontrou efeitos proporcionados pelos exercícios de fortalecimento, alongamentos, mobilização articular, manipulação e eletroterapia em indivíduos com pubalgia. Mas, os resultados são variados e o retorno dos atletas ao futebol ainda são controvérsios e variam de acordo com os estudos. Considerações finais: a Fisioterapia é um tratamento acessível e com baixo índice de complicação. Revela-se como uma opção de tratamento inicial para os atletas pós-diagnosticados com pubalgia. Os estudos realizados apresentam uma amostra muito pequena, um nível de evidência baixo e parâmetros de retorno ao esporte contraditórios e variados.
Descrição: SILVA, M. N. da. Fisioterapia em atletas de futebol com pubalgia: Uma revisão sistemática. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10059
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcia Nascimento da Silva.pdfPDF - Márcia Nascimento da Silva764.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.