Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10061
Título: Quedas em idosos atendidos pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campina Grande – PB
Autor(es): Isaac, Mayara Ingrid Rodrigues
Palavras-chave: Idoso
Quedas
Qualidade de vida
Data do documento: 26-Fev-2016
Resumo: Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil será a sexta população mundial com o maior número de idosos. Se, por um lado, o aumento da população idosa demonstra melhoria nos fatores relacionados à longevidade, 85% dos idosos apresentam pelo menos um agravo, entre esses 30% caem uma vez por ano. Objetivo: identificar o quantitativo das quedas da população idosa na cidade de Campina Grande (PB) no ano de 2011, a partir dos registros de ocorrências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Campina Grande/ PB. Metodologia: Este estudo é parte de outro mais amplo. O estudo base, do qual este faz parte, trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa e delineamento transversal, caracterizado como documental exploratório e retrospectivo. Foram incluídas nesse estudo as fichas de regulação dos indivíduos com 60 anos ou mais e foram excluídas as fichas com dados incompletos ou ilegíveis. Os dados foram coletados das fichas de regulação médica do SAMU diretamente para o banco de dados elaborado previamente pelos pesquisadores no programa Microsoft Office Excel 2010 e analisados. Resultados: Foram avaliadas 151 ocorrências com idosos, compostas predominantemente por homens. A maioria dos idosos se concentrou na faixa etária acima dos 80 anos (38,41%), a média etária foi de 75,3 anos, sendo 73,4 para homens e 78,2 para as mulheres. As quedas da própria altura apresentaram maior prevalência (53, 64%) entre os idosos. Conclusões: O presente estudo mostrou que a maioria dos idosos foram homens e o tipo de queda mais prevalente foi a queda da própria altura. É de importância extrema estudos que revelem as causas de possíveis complicações de saúde nessa faixa etária tão vulnerável a quedas e outros tipos de ocorrências. Os dados encontrados servirão de base para um planejamento de prevenção e conscientização da população em geral sobre essa problemática das quedas que tanto acometem os idosos.
Descrição: ISAAC, M. I. R. Quedas em idosos atendidos pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Campina Grande – PB. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10061
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Ingrid Rodrigues Isaac.pdfPDF - Mayara Ingrid Rodrigues Isaac661.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.