Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10065
Título: Os efeitos da ventilação mecânica não-invasiva em indivíduos com insuficiência cardíaca-crônica: Uma revisão sistemática
Autor(es): Pinheiro, Henrique Silva
Palavras-chave: Ventilação mecânica não invasiva
Reabilitação física
Insuficiência cardíaca
Fisioterapia
Data do documento: 13-Mai-2016
Resumo: A Insuficiência Cardíaca Crônica (ICC) é uma síndrome clínica complexa resultante de uma disfunção cardíaca estrutural e/ou funcional, na qual o coração se torna incapaz de suprir a demanda metabólica do organismo, tratando-se de um problema epidêmico em progressão em todo o mundo e no Brasil, manifestando-se também através de prejuízos ao condicionamento físico do doente devido a causas diversas. A reabilitação física melhora a condição de pacientes com insuficiência cardíaca e, nesse contexto, a Ventilação Mecânica Não-Invasiva (VNI) surge como um novo recurso de assistência ventilatória no tratamento de diversas situações de insuficiência respiratória. Logo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura que objetivou analisar se a utilização de VNI é eficaz como uma ferramenta de tratamento e reabilitação para pacientes com ICC. Foi realizada pesquisa nos bancos de dados da MEDLINE, PubMed, LILACS, Scielo e PEDro seguindo metodologia determinada e critérios de inclusão e exclusão, de modo que 7 estudos foram selecionados para análise. Todos eles apresentaram pelo menos um desfecho significante que apontam para eficácia do uso da VNI no tratamento da intolerância ao exercício em pacientes com ICC, sendo os resultados mais expressivos o aumento da distância percorrida no Teste de Caminhada de 6 Minutos, o aumento da Fração de Ejeção do Ventrículo Esquerdo e a redução dos níveis de desconforto respiratório segundo a Escala de Borg durante exercícios. São necessários mais estudos aprofundados no assunto, porém os resultados desta revisão fortemente sugerem a VNI como indicação para o tratamento da intolerância ao exercício em ICC.
Descrição: PINHEIRO, H. S. Os efeitos da ventilação mecânica não-invasiva em indivíduos com insuficiência cardíaca-crônica: Uma revisão sistemática. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10065
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Henrique Silva Pinheiro.pdfPDF - Henrique Silva Pinheiro853.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.