Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10066
Título: Contextualização da produção científica brasileira sobre obesidade em pessoas idosas
Autor(es): Oliveira, Claudiane da Silva Ramos de
Palavras-chave: Envelhecimento
Obesidade
Saúde do idoso
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: Introdução: O Brasil tem uma população idosa crescente associada a um aumento do índice de massa corporal. Torna-se necessário identificar os principais riscos associados à obesidade para a população idosa, sabendo-se empiricamente que a obesidade afeta diretamente a qualidade de vida do idoso. Objetivo: Analisar a contextualização da produção científica brasileira sobre obesidade e a pessoa idosa, visando tecer uma reflexão que fundamente trabalhos futuros sobre a promoção da saúde a pessoa que envelhece no Brasil. Metodologia: A literatura foi revisada com base nos artigos sobre obesidade e pessoas idosas no Brasil, nos idiomas português, inglês e espanhol. A busca foi realizada nas bases de dados: LILACS, MEDLINE, SCIELO e BDENF. Foram selecionados doze artigos que atenderam aos critérios de inclusão. Resultados: A contextualização da obesidade e idoso é um tema multidisciplinar. Em relação ao IMC, a literatura tem apresentado com frequência trabalhos cujo foco engloba o aumento da obesidade no mundo, com destaque em alguns trabalhos para mulheres na menopausa. Os resultados mostram a importância de se estudar os limites de sobrepeso e obesidade definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conclusão: A enfermagem tem um papel importante na conscientização e cuidado da saúde dos idosos e através de intervenções de enfermagem às pessoas idosas e família, de forma a encorajar e fazer interagir, a responsabilidade pessoal no autocuidado para o controle de diversos fatores como doenças crônicas com vista à promoção de um envelhecimento mais saudável.
Descrição: OLIVEIRA, C. da S. R. de. Contextualização da produção científica brasileira sobre obesidade em pessoas idosas. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10066
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudiane da Silva Ramos de Oliveira.pdfPDF - Claudiane da Silva Ramos de Oliveira609.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.