Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10086
Título: Fazendo arte e tecendo memórias: a história do artesanato em couro na região de Ribeira, em Cabaceiras - PB (1920-1998)
Autor(es): Sousa, Wellerson Almeida de
Palavras-chave: Artesanato em couro
Identidade cultural
Ribeira
Memória
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: A cidade de Cabaceiras é reconhecida a nível nacional por ter sido cenário para diversos filmes, pelo turismo no Lajedo do Pai Mateus, uma das maiores formações rochosas do mundo e também pela anual festa do Bode Rei. Porém, este trabalho se dedica a mostrar uma cultura existente na zona rural do município, mais especificamente no distrito de Ribeira e em algumas comunidades que o rodeia. Tal cultura é a do artesanato em couro. Existente desde meados do século XIX, o trabalho com o couro de bode foi passado de intergeracionalmente e nunca deixou de ser fonte de renda para algumas famílias da região. Este trabalho, objetiva discutir como surgiu e se desenvolveu este artesanato e de que maneira o mesmo se tornou uma identidade cultural para a região de Ribeira. Neste sentido, nos reportamos à memória dos artesãos, enfatizando e analisando suas divergências e convergências. Objetivamos ainda, discutir de que forma este artesanato pode ser entendido como um patrimônio cultural e imaterial de importância para a localidade. Como referencial teórico, utilizamos dentre outros autores, Certeau (1994), Cuche (1999) e Halbwachs (1990). Como aporte metodológico, utilizamos a história oral temática, através da entrevista semi-estruturada. Este trabalho nos permitiu compreender a importância do artesanato não apenas como fonte de renda, mas como uma atividade que está inserida no contexto da história local, onde a mesma, deve sempre ser analisada e compreendida. Este é um dos papéis que cabe a nós, historiadores e futuros historiadores, trazer estas histórias à tona, para não se perderem no esquecimento.
Descrição: SOUSA, W. A. de. Fazendo arte e tecendo memórias: a história do artesanato em couro na região de Ribeira, em Cabaceiras - PB (1920-1998). 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10086
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wellerson Almeida de Sousa.pdf3.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.