Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10138
Título: As relações de poder em "O Alienista" de Machado de Assis
Autor(es): Costa, José Tiego Ferreira da
Palavras-chave: Saber
Poder
Loucura
Data do documento: 10-Jun-2016
Resumo: Partindo do olhar filosófico de Michel Foucault e de seus estudos sobre o poder e a loucura, o presente trabalho objetiva realizar uma análise de “O Alienista”, contando sua estória e buscando encontrar nela traços foucaultianos que servirão como parâmetro para uma reflexão de alguns aspectos das definições de poder encontrados na obra literária machadiana em tela. Mais especificamente, este trabalho monográfico analisará a busca pelo poder dentro da sociedade de Itaguaí, local onde a trama de Machado de Assis se desenrola, e a formulação da loucura, que está totalmente ligada à questão do poder que o médico local exerce perante todos por conta de seu saber imensurável.
Descrição: COSTA, J. T. F. da. As relações de poder em "O Alienista" de Machado de Assis. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10138
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Tiego Ferreira da Costa.pdf766.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.