Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10156
Título: Reconstruindo o telescópio de Kepler: O relato de uma proposta experimental problematizadora no ensino de Física
Autor(es): Teixeira, Tatiana Araújo Maia
Palavras-chave: Ensino de Física
Ensino problematizador
Telescópio de Kepler
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Apresentamos nesse trabalho a descrição de uma proposta de ensino e o relato da aplicação da mesma, que se deu por meio da experimentação numa perspectiva de ensino problematizador. O presente trabalho foi resultado de ações desenvolvidas pelo subprojeto de Física do PIBID/UEPB em uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande. A abordagem experimental problematizadora de ensino, busca estimular a participação ativa dos estudantes, despertando a curiosidade e o interesse dos mesmos de forma a desenvolver o pensamento crítico sobre o conhecimento científico abordado. Na proposta, sugerimos a construção do telescópio de Kepler com uso de material de baixo custo. Através da aplicação da atividade constatamos uma possível mudança no processo de ensino de Física, conseqüentemente uma diminuição na aversão que os jovens sentem por essa ciência, contribuindo na formação de cidadãos pensantes.
Descrição: TEIXEIRA, T. A. M. Reconstruindo o telescópio de Kepler: O relato de uma proposta experimental problematizadora no Ensino de Física. 2016. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10156
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tatiana Araújo Maia Teixeira.pdfPDF - Tatiana Araújo Maia Teixeira434.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.