Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10163
Título: Perfil epidemiológico dos usuários com câncer de próstata atendidos no Hospital da FAP
Autor(es): Tavares, Áudrea Fábia Oliveira
Palavras-chave: Epidemiologia
Câncer de próstata
Registro hospitalar do câncer
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: O câncer de próstata é a neoplasia maligna visceral mais comum no homem excetuando-se os tumores cutâneos. É possível observar a resistência destes quando se trata de procurar os serviços de saúde, potencializando o diagnóstico tardio, reduzindo a sobrevida livre da doença e aumentando a incidência do óbito por câncer de próstata. O objetivo deste estudo foi definir o perfil epidemiológico dos usuários com câncer de próstata atendidos no Centro de Cancerologia Dr. Ulisses Pinto do Hospital Fundação Assistencial da Paraíba (FAP) no ano de 2013. Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem quantitativa a partir de prontuários pertencentes á base de dados do Registro Hospitalar do Câncer do Centro de Cancerologia do Hospital da FAP, de indivíduos com diagnósticos de câncer de próstata com CID C61.0 a C61.9. Foram coletados dados de 183 pacientes com diagnóstico de câncer de próstata, os quais foram tabulados conforme as variáveis selecionadas que se refere a faixa etária, etnia, histórico familiar, grau de instrução, hábitos sociais, procedência, tratamento clínico realizado e mortalidade. Assim, o perfil epidemiológico dos usuários com câncer de próstata foi caracterizado por homens na faixa etária entre 60 e 79 anos, prevalecendo a cor parda, com possibilidade de doença maligna na família, ensino fundamental incompleto ou analfabeto, consumidores de drogas como álcool e tabaco, procedentes do município de Campina Grande, tratados predominantemente com Hormônio e radioterapia.
Descrição: TAVARES, Á. F. O. Perfil epidemiológico dos usuários com câncer de próstata atendidos no Hospital da FAP. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10163
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Áudrea Fábia Oliveira Tavares.pdfPDF - Áudrea Fábia Oliveira Tavares707.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.