Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Gabriela Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-20T12:26:11Z | - |
dc.date.available | 2016-06-20T12:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10173 | - |
dc.description | RODRIGUES, G. O. Estágio Supervisionado em Ciências: Um relato de experiência. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Um dos grandes desafios da educação do Ensino Fundamental no Brasil consiste em promover a permanência e aprendizagem dos alunos nas escolas bem como diminuir a reprovação nesses anos escolares. A emenda constitucional 59/2009 ajustou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatória e gratuita a Educação Básica dos 5 aos 17 anos e a universalização do Ensino Médio para a faixa etária de 15 a 17 anos, sendo impulsionada pela Lei 12.796/2013. É importante superar a postura “cientificista” que o ensino de ciências apresentou por muito tempo. O surgimento dos movimentos “Alfabetização Científica” e “Ciência Para Todos” auxiliaram neste processo. Com o intuito de fornecer “escola para todos”, passou-se a relacionar os conteúdos do ensino de ciências ao cotidiano e à experiência do aluno que exigiu novas compreensões do mundo, suas relações e demandas sociais. A pertinência deste relato encontra-se no conhecimento adquirido durante o estágio curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em uma vivência no Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo. Para os licenciados o estágio serve como um campo de conhecimento que envolve a observação, questionamentos e propostas de intervenções. Desta forma este processo propicia a oportunidade para relacionar teoria e prática com a realidade do cotidiano escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Estágio Supervisionado | pt_BR |
dc.title | Estágio Supervisionado em Ciências: Um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gabriela Oliveira Rodrigues.pdf | PDF - Gabriela Oliveira Rodrigues | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.