Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10176
Título: Adentrando o universo escolar – Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional Escolar
Autor(es): Rios, Maria Conceição Pires
Palavras-chave: Queixa escolar
Educação
Psicologia escolar crítica
Psicologia educacional
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Esta monografia é um relato da experiência vivenciada no estágio supervisionado em Psicologia Educacional Escolar, realizado numa escola pública de ensino fundamental na cidade de Campina Grande-PB. As intervenções e ações desenvolvidas foram ancoradas no objetivo de observar, refletir e compreender as concepções e as práticas dos atores escolares frente à produção da Queixa Escolar(QE) e embasadas nos pressupostos teóricos da Psicologia Educacional Escolar Crítica. Foram utilizadas vinte horas semanais, se ndo doze horas para atividades na instituição e oito horas nos encontros regulares para supervisão e acompanhamento teórico-prático, discussão, orientação e reavaliação das atividades,perfazendo um total de duzentas e quarenta e cinco horas. O estágio teve como referência procedimental frente à queixa escolar a metodologia expressa no PAIQUE – Procedimentos de Avaliação das Queixas Escolares e Níveis de Intervenção (NEVES, 2011), que inclui na análise da queixa intervenções com a escola, família e aluno. Os resultados ratificam a emergência de profunda reformulação no sistema educacional, priorizando o professor, que se vê obrigado à dupla e tripla jornada de trabalho, em detrimento da prática pedagógica, e atribui as dificuldades de aprendizagem como consequência do contexto sociofamiliar, culpabilizando o aluno sem se implicar no processo. Constatou-se a expectativa do imaginário docente de que o psicólogo faça atendimentos clínicos-terapêuticos e individuais para transformá-los em crianças obedientes e cumpridores de regras, desconsiderando os determinantes contextuais e subjetivos.
Descrição: RIOS, M. C. P. Adentrando o universo escolar: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional/Escolar. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10176
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Conceição Pires Rios.pdfPDF - Maria Conceição Pires Rios955.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.