Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10178
Título: Da agressividade a violência: A realidade contemporânea e seus efeitos na Lei Paterna
Autor(es): Freitas, Victória Rayane Silva
Palavras-chave: Agressividade
Violência
Hipermodernidade
Lei Paterna
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Este trabalho se propõe a suscitar discussão em relação à dinâmica existente entre agressividade e violência, distinguindo-as, no campo da contemporaneidade que submete o sujeito aos imperativos de satisfação plena e sua relação com a Lei Paterna. A hipermodernidade, cujo prefixo hiper representa o excesso, o sem medida, que rege a sociedade atual, tem seu discurso regido pelo supereu que aciona o gozo e a satisfação pulsional desenfreada. A necessidade do imediatismo que nos traz o capitalismo coloca a satisfação como vitalidade. O Nome-do-pai já não se inscreve de maneira rígida como no período moderno, é de modo mais afrouxado que as leis do simbólico se inserem no campo mental dos sujeitos e, será a descrença na castração que guiará o sujeito (auto)destrutivo, sem limite, sem lei.
Descrição: FREITAS, V. R. S. Da agressividade a violência: A realidade contemporânea e seus efeitos na Lei Paterna. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10178
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Victória Rayane Silva Freitas.pdfPDF - Victória Rayane Silva Freitas1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.