Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10189
Título: O uso da terapia fotodinâmica na cárie dentária: Revisão de literatura
Autor(es): Rodrigues, José Weliton da Silva
Palavras-chave: Cárie dentária
Terapia fotodinâmica
Laserterapia
Atividade antimicrobiana
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: A terapia fotodinâmica é uma forma de fototerapia baseada na utilização de substâncias com propriedades fotossensibilizadoras nos tecidos biológicos, ativadas pela presença da luz e representa um método coadjuvante e eficaz na prevenção da cárie dentária. Com a crescente preocupação com a prevenção das lesões cariosas, diversos estudos utilizando Terapia Fotodinâmica estão sendo realizados para verificar a eficiência deste tratamento frente a estas lesões. O objetivo do presente estudo foi avaliar a partir de uma revisão de literatura a eficácia da terapia fotodinâmica na cárie dentária. Realizou- se o levantamento bibliográfico por meio de estratégia de busca. Com base nos termos as palavras-chave utilizadas para a pesquisa que foram: terapia fotodinâmica na cárie dentária, corantes, fotoquimioterapia, lasers e produtos com ação antimicrobiana, nos bancos de dados MedLine, PubMed, Lilacs, Scielo e BBO. Este trabalho revisou os artigos mais relevantes a respeito do efeito antimicrobiano da terapia fotodinâmica sobre a cárie dentária, publicados no período de 2000 a 2014. Verificou-se que os artigos consultados foram unânimes quanto à eficácia da laserterapia associada aos fotossensibilizadores na redução dos microorganismos cariogênicos. Conclui-se que há vários trabalhos sobre a terapia fotodinâmica apresentando resultados favoráveis no combate aos organismos causadores da cárie, no entanto ainda não existe um protocolo comum para sua utilização, nem como a mesma será utilizada no dia -a-dia dos consultórios odontológicos.
Descrição: RODRIGUES, J. W. da S. O uso da terapia fotodinâmica na cárie dentária: Revisão de literatura. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10189
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Weliton da Silva Rodrigues.pdfPDF - José Weliton da Silva Rodrigues434.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.