Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10192
Título: Perfil de pacientes com deformidades bucomaxilofaciais de origem oncológica em um serviço de reabilitação
Autor(es): Lima, Larissa Chaves Morais de
Palavras-chave: Epidemiologia
Câncer
Anatomia da face
Deformidade
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar o perfil de pacientes com deformidades bucomaxilofaciais de origem oncológica em um Serviço de Reabilitação. Foi realizado um estudo transversal, descritivo, documental, analítico, e quantitativo, a partir de 50 prontuários dos pacientes atendidos no período de janeiro de 2010 a dezembro de 2014. Os dados foram analisados descritivamente e utilizou-se os teste Qui-quadrado de Pearson e, Exato de Fisher para a verificação da hipótese de associação significativa (α = 5%). Houve prevalência de 58% do sexo masculino; 63% apresentavam-se acima de 60 anos de idade, 62% eram casados. O maior percentual estava entre os pardos e negros com 58%, e 94% eram aposentados. O resultado histopatológico mais prevalente foi de carcinoma de células escamosas (CCE) com 58%. As lesões mais frequentes ocorreram na região de maxila com 38%, e, na região nasal, com 22%, seguido de 18% para o óculo palpebral. Nenhumas das variáveis analisadas foram associadas com o local da deformidade, com exceção do tabagismo (p=0,05). Concluiu-se que o diagnóstico histopatológico mais prevalente foi de CCE na região de maxila, e acometeu mais homens idosos, casados, e de etnia não branca. O tabagismo foi associado com a localização da deformidade. Políticas públicas de saúde são necessárias para fundamentar programas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer, a fim de que não cause mutilações.
Descrição: LIMA, L. C. M. de. Perfil de pacientes com deformidades bucomaxilofaciais de origem oncológica em um serviço de reabilitação. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10192
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Chaves Morais de Lima.pdfPDF - Larissa Chaves Morais de Lima1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.