Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10195
Título: Programa de Atenção ao Portador de Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) e dor orofacial: Experiência de 10 anos
Autor(es): Santiago, Anna Kássia Tavares Alves Chaves
Palavras-chave: Dor orofacial
Saúde coletiva
Educação em Odontologia
Disfunção temporomandibular
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: As Disfunções Temporomandibulares (DTM) compreendem um conjunto de problemas clínicos com altos índices de prevalência desta intercorrência na população, o que constituem um importante desafio para a Odontologia no que se refere à capacitação de cirurgiões dentistas para o diagnóstico e tratamento desta patologia. Com o intuito de suprir tal necessidade e tendo em vista a inexistência de outro serviço de referência no município de Campina Grande, foi criado em 2004 como projeto de extensão e em 2013 transformou-se em programa, intitulado: Programa de Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), campus I. O objetivo deste trabalho foi apresentar o perfil epidemiológico dos pacientes atendidos em relação a o número, gênero, faixa etária, categorização dos índices aplicados e hipótese diagnóstica inicial, por meio de um levantamento no banco de dados do programa, referente ao período de 2006 a 2016. Foram analisados 329 prontuários, 77,8% do gênero feminino, 32,8% tinham entre 16 e 30 anos de idade, 49,8% casados e 41,6% com nível de escolaridade ensino médio; com relação ao grau de severidade da DTM, 36,2% dos pacientes foram classificados com DTM moderada. As análises bivariadas foram realizadas por meio do coeficiente de correlação de Pearson (valor de P), com prova de significância bilateral. Verificou-se associação significativa entre a DTM e a faixa etária (P: 0,05), sexo (P: <0,01), e sintomatologia dolorosa (P: <0,01). Este estudo reforçou a importância de se valorizar a extensão no âmbito universitário, para o processo individual e coletivo de formação acadêmica, pois aliou a promoção de atividades acadêmicas integradas de conhecimento e aprendizagem, comprometimento ético e social com o trabalho multiprofissional, transmitindo as reais necessidades dos pacientes e representando a conversão dos ensinos teóricos em benefícios diretos para a comunidade, auxiliando sobremaneira na capacitação profissional do futuro cirurgião dentista.
Descrição: SANTIAGO, A. K. T. A. C. Programa de Atenção ao Portador de Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) e dor orofacial: Experiência de 10 anos. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10195
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Kássia Tavares Alves Chaves Santiago.pdfPDF - Anna Kássia Tavares Alves Chaves Santiago1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.