Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10196
Título: Prevalência de disfunção temporomandibular em professores universitários e seus fatores associados
Autor(es): Fernandes, Bruna Lucas
Palavras-chave: Docentes
Estresse psicológico
Disfunção temporomandibular
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: A disfunção temporomandibular (DTM) apresenta-se como um aglomerado de desordens caracterizadas por ruídos articulares, limitações na amplitude de movimento ou desvios durante a função mandibular, dor pré-auricular, na articulação temporomandibular ou nos músculos mastigatórios e com etiologia multifatorial. Traumas da mandíbula ou ATM, má oclusão e interferências oclusais, alterações nos músculos mastigatórios, microtraumas provocados por hábitos parafuncionais contínuos, condições reumáticas, estresse emocional, ansiedade e anormalidades posturais podem estar relacionados com o desenvolvimento de DTM. O professor universitário está constantemente exposto a situações de estresse, por isso, enquadra-se num grupo com grandes possibilidades de desenvolvê-la. Desta forma, este projeto objetivou avaliar a prevalência de DTM em docentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)- Campus I, identificando sua presença, grau de severidade e sinais e sintomas da DTM presentes nos professores. Foi realizada uma pesquisa de campo do tipo transversal, com técnica de observação direta, envolvendo análise descritiva a partir da aplicação de questionário. A amostra foi composta por 80 professores do CCBS, sendo aplicado o questionário do índice anamnésico de Fonseca. A análise de dados foi feita utilizando o software SPSS versão 20.0 e considerando um intervalo de confiança de 95%. Obteve-se como resultado que 63,7% dos professores que participaram da pesquisa possuíram DTM leve e a ocorrência da disfunção foi maior entre as mulheres (78,6%). A condição mais apresentada foi a tensão no dia a dia, com 62,5% dos pesquisados. As metas alcançadas foram: contribuições para o diagnóstico precoce de DTM em professores da UEPB, o aumento do conhecimento dos docentes acerca dos temas abordados e encaminhamento para a clínica da dor ou especialista para tratamento. Concluiu-se que a DTM leve foi a de maior prevalência na população analisada, que a tensão no dia-a-dia pode predispor ou agravar a DTM, que houve relação entre DTM e gênero, e entre DTM e o vínculo com a universidade e que não houve entre DTM e estado civil, e entre DTM e titulação.
Descrição: FERNANDES, B. L. Prevalência de disfunção temporomandibular em professores universitários e seus fatores associados. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10196
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Lucas Fernandes.pdfPDF - Bruna Lucas Fernandes1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.