Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10216
Título: Análise da dinâmica do espaço urbano da Fortaleza de Santa Catarina, na cidade de Cabedelo - PB
Autor(es): Souza, Germana Camilo de
Palavras-chave: Urbanismo
Espaço urbano
Microterritório
Data do documento: 11-Mai-2016
Resumo: A cultura resulta do pensar e do agir humanos, transformado e ampliado pela sociedade. O termo possui vários significados, dada às possibilidades do ser humano de simbolizar. As culturas são múltiplas, são conjuntos de símbolos criados por um povo, por isso mudam as formas no tempo e no espaço, como o monumento histórico e cultural, do microterritório da Fortaleza de Santa Catarina. Esta pesquisa tem como objeto de estudo a compreensão da dinâmica do espaço urbano da Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo, na Paraíba, como resultado de um processo de produção num determinado momento histórico, em relação à determinação econômica e também social, política e ideológica. Para entendermos esse processo da pesquisa foi preciso estabelecer os objetivos: Analisar as ações desenvolvidas na Fortaleza de Santa Catarina, desde a conquista territorial até o momento atual, através de enfoque cultural e turístico; investigar materiais empíricos e históricos relacionados à Fortaleza de Santa Catarina; evidenciar o valor turístico e cultural na Fortaleza de Santa Catarina. A análise procura realizar uma examinação da organização espacial do município de Cabedelo, observando as transformações ocorridas ao longo do tempo. Esse trabalho justifica-se pelo local ser cenário de eventos de caráter militar, histórico e sociocultural de cunho religioso, os quais são motivadores dessas transformações e também resultado da produção espacial local. A investigação baseia-se na pesquisa de campo com aplicação de questionário, observação e imagens do lugar, bem como uma pesquisa bibliográfica acerca de seu objeto de estudo.
Descrição: SOUZA, G. C. de. Análise da dinâmica do espaço urbano da Fortaleza de Santa Catarina, na cidade de Cabedelo - PB. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10216
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Germana Camilo de Souza .pdf833.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.