Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10219
Título: Práticas metodológicas e ensino de Geografia: uma atividade de intervenção no âmbito do Exame Nacional do Ensino Médio, na Escola São Sebastião em Campina Grande - PB
Autor(es): Dias, André Anderson Sousa
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Metodologia de ensino
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM
Data do documento: 6-Mai-2016
Resumo: Este estudo expressa as análises efetivadas a partir das experiências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, materializado na E.E.E.F.M. São Sebastião, em Campina Grande-PB no ano de 2014. Tendo como objetivo principal fomentar os alunos do 1° e 2° ano do Ensino Médio a conhecerem e participarem da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), por meio de atividades interventivas realizadas pelo projeto PIBID, o estudo ainda buscou analisar a prática das metodologias de Ensino da Geografia, como forma de examinar como se estruturou o processo da Geografia tradicional no contexto escolar, suas permanências e mudanças, e verificar se no período atual ainda nos remete a metodologias arcaicas, possibilitando traçar como expectativa do estudo de intervenção o estímulo à participação dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de modo a contribuir com novas propostas metodológicas para o Ensino de Geografia, procurando desconstruir a ideia dos discentes que em muitos casos enxergam o ensino da disciplina como, cansativo descritivo e repetitivo. Nesse sentido esta pesquisa buscou construir uma nova perspectiva para o ensino de Geografia, sobretudo para apresentá-lo como uma possibilidade para que o aluno consiga superar desafios, compreender o meio e espaços circundantes, sobretudo a partir da inter-relação entre o que se ensina e o que se vive fora da escola. O projeto de intervenção realizou-se em turmas do 1° e 2° ano do Ensino Médio. Esta pesquisa enquadra-se como participativa, com uma metodologia seguindo uma abordagem bibliográfica, embasada junto a referências como: Carvalho (1925), Vlach (2006), interligada a uma pesquisa de campo por meio das intervenções conhecendo os aspectos inerentes às práticas de ensino da Geografia junto aos discentes do Ensino Médio, partindo ainda de observação empírica e aplicação de questionários, como mecanismo de identificar o grau de conhecimento dos alunos em relação ao ENEM, de forma a incentivar a sua participação nesse certame. A proposta possibilitou aguçar o potencial crítico dos alunos e contribuir com novas metodologias de ensino da Geografia, de modo a articular o ensino por meio de competências e habilidades, principalmente para construir um novo conceito sobre a disciplina de Geografia na escola, como também elevar o índice de participação dos discentes na edição do Enem 2014.
Descrição: DIAS, A. A. S. Práticas metodológicas e ensino de Geografia: uma atividade de intervenção no âmbito do Exame Nacional do Ensino Médio, na Escola São Sebastião em Campina Grande - PB. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10219
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Anderson Sousa Dias .pdf903.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.