Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10228
Título: Leitura e escrita nas redes sociais: olhares docentes sobre o uso da linguagem virtual
Autor(es): Silva, Alesca Jois da Costa
Palavras-chave: Rede social
Língua portuguesa
Internetês
Leitura
Escrita
Data do documento: 10-Mai-2016
Resumo: A sociedade vem sendo marcada pelo desenvolvimento das tecnologias comunicativas e, em meio a este processo de globalização social e virtual, a internet e as redes sociais têm se tornado um importante veículo de informação e comunicação. Este fato corrobora para que as atividades textuais adentrem no cotidiano das pessoas com maior facilidade, haja vista que a leitura e a escrita são uma das principais fontes que viabilizam a comunicação entre os indivíduos no espaço virtual. Mediante o exposto, mostra-se relevante a elaboração de uma pesquisa que atente para a influência da internet na grafia da língua portuguesa, e que promova reflexões sobre a pertinência da escola e do professor diante da relação que as redes sociais estabelecem com o desenvolvimento textual do sujeito. Visto isso, tivemos como objetivo geral, analisar a influência das redes sociais na linguagem, sobretudo na popularização do ato da leitura e da escrita. Para tanto, buscou-se especificamente: investigar a funcionalidade do Internetês (linguagem da internet) na comunicação virtual; analisar como as redes sociais podem contribuir na formação do sujeito letrado e verificar como as redes sociais contribuem para dar novos enfoques ao ensino de leitura e escrita. A presente pesquisa teve como corpus de análise, professores de Língua Portuguesa e usuários das redes sociais. Assim, a metodológica baseou-se na elaboração de um questionário semiestruturado com quatro perguntas abertas, que foram direcionadas a três professores de Língua Portuguesa, atuantes no ensino Fundamental II e Médio. As análises das respostas dadas pelos docentes foram feitas conjuntamente com a exposição e discussão de postagens selecionadas nas redes sociais (Facebbok e Whatsapp). Assim, foi possível fazer um levantamento dos dados, a fim de compreender as opiniões, comportamentos e expectativas de determinados grupos em relação à realidade que os cercam. O referencial teórico está fundamentado nas contribuições Bakhtin de (1986), Vygotsky (1984), Langacker (1972), Antunes (2009), Garcez (2002); Almeida, (2013); Koch (2002), Soares (1998/2004), Xavier (2004), Marcuschi (2004), Possenti, (2006) os PCNs (2000) entre outros.
Descrição: SILVA, A. J da C. Leitura e escrita nas redes sociais: olhares docentes sobre o uso da linguagem virtual. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10228
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alesca Jois da Costa Silva.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.