Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10232
Título: Aspectos oclusais e maloclusões na etiologia das disfunções tempomandibulares: revisão de literatura
Autor(es): Bandeira, Erick Ferreira
Palavras-chave: Oclusão
Odontologia
Disfunção Tempomandibulares
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Introdução: Acredita-se que fatores oclusais associados às respostas nos músculos da mastigação e ATM e às condições gerais e emocionais do paciente podem iniciar, manter ou agravar o quadro de DTM (disfunção temporomandibular). Objetivo: Realizar uma revisão crítica da literatura sobre a influência dos aspectos oclusais e maloclusões na etiologia das disfunções temporomandibulares. Metodologia: Foi realizada uma busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e Pubmed de Janeiro de 1986 até dezembro de 2015. Foram selecionados os artigos de maior relevância científica com abordagem sobre disfunção temporomandibular, escritos na língua portuguesa e inglesa. Utilizaram-se os descritores na língua portuguesa: síndrome da disfunção temporomandibular, má oclusão, fatores oclusais, etiologia, má oclusão de Angle. Durante a análise e seleção dos trabalhos, consideraram-se as informações contidas nos textos, significância estatística, consistência e os resultados apresentados pelos autores. Nesse sentido observaram-se os seguintes aspectos: indivíduos com dor na ATM e DTM selecionados aleatoriamente; indivíduos com alterações nos aspectos oclusais; indivíduos com má oclusão. Conclusões: Segundo a literatura pesquisada sugere-se influência da má oclusão na DTM, porém não é o único fator; a má oclusão classe II de Angle pode ser considerada fator relevante para o desenvolvimento da DTM; a presença de desvio de RC para MIH pode ser considerado um fator de risco para o desenvolvimento de DTMs; a alteração da DVO não pode ser associada ao desenvolvimento de DTMs.
Descrição: BANDEIRA, Erick Ferreira. Aspectos oclusais e maloclusões na etiologia das disfunções tempomandibulares: revisão de literatura. 2016. 30 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10232
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Erick Ferreira Bandeira.pdf317.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.