Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10233
Título: Comparação entre medida cefalométrica angular e linear esquelética na determinação do padrão esquelético facial II.
Autor(es): Medeiros, Janaina Torres de
Palavras-chave: Odontologia
Radiografia Odontológica
Cefalometria
Data do documento: 12-Mai-2016
Resumo: Objetivo: Comparar o diagnóstico fornecido pela medida angular ANB (Análise Cefalométrica USP), de traçados cefalométricos digitais com o diagnóstico obtido da medida linear da diferença entre os pontos A e B na determinação do padrão esquelético facial II. Métodos: a amostra foi composta de 64 telerradiografias em norma lateral. Uma operadora, devidamente treinada, realizou 64 traçados cefalométricos manuais, utilizando a medida angular ANB e a diferença da medida linear dos pontos A e B à vertical verdadeira subnasal. A normalidade das variáveis foi verificada através do teste de Shapiro Wilk e as análises foram realizadas no software Minitab 16. Para trabalhar a medida quantitativa do ângulo ANB com a medida quantitativa linear da diferença entre os pontos A e B foi utilizado o teste Correlação de Pearson ou Correlação de Spearman. Foi considerado o nível de significância de 5%. Resultados: Observou-se que os valores de ANB obtido foram maiores que os de ANB digital mostrando incompatibilidade dos valores entre as variáveis, porém com o mesmo diagnóstico de Classe II esquelética entre as medidas. No diagnóstico da diferença A/B notou-se a maioria dos pacientes classificados em Classe III esquelética (71,9%) e apenas 20% da amostra em Classe II esquelética. Conclusões: ANB digital e ANB obtido se correlacionaram positivamente com o mesmo diagnóstico e a diferença A/B apesar do resultado inesperado apresentou classe II esquelética com segundo diagnóstico. O traçado manual não substitui o digital.
Descrição: MEDEIROS, Janaina Torres de. Comparação entre medida cefalométrica angular e linear esquelética na determinação do padrão esquelético facial II. 2016. 36 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10233
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Janaina Torres de Medeiros.pdf1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.