Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10249
Título: As relações interpessoais e a aprendizagem
Autor(es): Pinto, Maria de Fátima Roque
Palavras-chave: Relação interpessoal
Aprendizagem
Relacionamento
Aluno
Professor
Data do documento: 22-Nov-2014
Resumo: A presente pesquisa apresenta a importância das relações interpessoais na escola e como estas favorecem a aprendizagem dos alunos quando mediada pelos docentes de forma positiva. Assim buscou-se nessa pesquisa mostrar como esses relacionamentos que acontecem no cotidiano escolar em especial na sala de aula servem de base para a construção de trabalho consciente que visa despertar a cooperação entre os envolvidos - alunos, professores e outros colaboradores do processo ensino aprendizagem, tem como objetivo compreender o processo de desenvolvimento de crianças nas series iniciais, destacando o papel das relações interpessoais no contexto escolar. O estudo das relações interpessoais pode mostrar como a aprendizagem acontece através da troca de conhecimentos e da diversidade cultural existente nessas relações. Dessa forma a escola cumpre um importante papel no desenvolvimento social, pois busca a construção de valores e ideais baseados a partir da realidade de seus alunos. E o professor atua como facilitador no processo de aprendizagem. A pesquisa se baseia em um estudo bibliográfico onde destacamos os fundamentos de Vygotsky, Antunes, Rogers, Freire entre outros. Estudo bibliográfico para Macedo (1994, p.13) trata-se do primeiro passo em qualquer tipo de pesquisa científica, com o fim de revisar a literatura existente, e não redundar o tema de estudo. Enfim, espera-se que essa pesquisa sirva como mais um subsídio que possa ser utilizada na construção de um referencial teórico que venha trazer conhecimentos sobre as relações interpessoais no contexto pedagógico.
Descrição: PINTO, Maria de Fátima Roque. As relações interpessoais e a aprendizagem. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10249
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - MARIA DE FÁTIMA ROQUE PINTO.pdf511.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.