Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBorges, Ana Quézia Cavalcante-
dc.date.accessioned2016-06-29T15:10:52Z-
dc.date.available2016-06-29T15:10:52Z-
dc.date.issued2016-05-19-
dc.identifier.otherCDD 370.152 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10251-
dc.descriptionBORGES, A. Q. C. O processo de ensino e aprendizagem numa turma de alfabetização. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é de cunho qualitativo e buscou analisar como ocorre o Processo de Ensino Aprendizagem da Alfabetização, onde tomamos como base teórica a perspectiva Vigotskiana. O procedimento de pesquisa utilizado foi um estudo de caso realizado na turma de alfabetização da Escola Municipal Dezenove de Março. A prática pedagógica é de suma importância e precisa ser repensada pelo professor, pois é ele quem participa ativamente, proporcionando o processo dialógico entre a compreensão do aluno e a realidade. Dessa forma, a teoria Histórico-Cultural de Vigotski possibilita a compreensão do desenvolvimento da criança pela aprendizagem na interação com seu meio social, bem como com a instituição social escolar que proporcionou o Processo de Ensino Aprendizagem intencional do conhecimento científico por meio do contato do professor mediador com seu aluno. Os principais teóricos neste trabalho foram: VYGOTSKI (1991), PIAGET (1994), FONTANA (1997). Utilizamos para análise um questionário feito com a docente da alfabetização e a observação com registro da prática pedagógica de seis dias de aula. Por fim, através desta pesquisa constatamos a necessidade do aluno ter um agente mediador, contribuindo para sua aprendizagem e desenvolvimento, proporcionando-lhe se inserir como cidadão nas práticas social e historicamente construídas, vigentes na sociedadept_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Maria da Guia Rodrigues Rasiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHistórico-culturalpt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem numa turma de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Quézia Cavalcante Borges.pdf639.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.