Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10253
Título: Homeschooling: um estilo de vida
Autor(es): Nascimento, Rárami Quaresma Zeferino
Palavras-chave: Homeschooling
Ensino
Aprendizagem
Família
Educação domiciliar
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Com a presente monografia investigou-se como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem no Homeschooling - no Brasil, conhecido como Educação Domiciliar. Definiu-se como objetivos: 1- apresentar conceitos/definições de homeschooling e um breve histórico da educação escolar; 2- discutir sobre a base legal e a questão da socialização do homeschooler; 3- analisar o processo de ensino-aprendizagem no Homeschooling. Como procedimento metodológico foi realizada uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, utilizando-se a entrevista como instrumento de coleta de dados. Para a fundamentação teórica e análise de dados, contou-se os autores Andrade (2014), Aranha (2006), Moreira (s/d), entre outros. A partir da análise dos dados, Percebemos que os entrevistados, apesar se contradizerem em algumas falas, se mostram informados sobre esse tema e explanam justificativas e críticas ao sistema escolar. Concluímos que para ensinar os filhos em casa, é necessário um acordo entre os pais, já que essa decisão irá repercutir em todas as áreas de suas vidas. Ressaltamos quem nem toda a família tem as condições necessárias para praticar a educação domiciliar, já que é necessário investimento financeiro e dedicação total aos filhos. Aderir à educação domiciliar não se trata de substituir a escola, mas de encontrar uma alternativa de ensino para os pais que queiram e possam educar seus filhos em suas residências.
Descrição: NASCIMENTO, R. Q. Z. Homeschooling: um estilo de vida. 2016. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10253
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rárami Quaresma Zeferino Nascimento.pdf588.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.